Cidades

Obras de contenção de encostas avançam em comunidades de Niterói

Obras de contenção de encostas avançam em comunidades de Niterói

Morro do Estado e do Arroz, Jonathas Botelho, Santa Bárbara e Ponta D’Areia recebem intervenções

A Prefeitura de Niterói está realizando obras de contenção de encostas em vários pontos da cidade. Novas frentes de trabalho foram iniciadas no Morro do Arroz e no Morro do Estado, no Centro; Rua Jonathas Botelho, no Cubango; Santa Bárbara e Rua São Paulo, na Ponta D’Areia.

As obras de contenção de encosta na Rua Jonatas Botelho, no Cubango, estão avançando. Após a realização dos estudos topográficos, foi feita a limpeza da área e agora as equipes trabalham na preparação dos painéis para a concretagem da cortina atirantada.

A Prefeitura informou que o investimento é de R$ 9 milhões, e que o projeto prevê a implantação de cortina atirantada, vigas estaqueadas, concreto projetado, estruturas estabilizadoras, biomanta com tela, instalação de guarda-corpo, caneleta de drenagem e escada de acesso. A previsão é de que as intervenções sejam concluídas em dezembro.

“Estamos seguindo com o nosso cronograma de obras de contenção por toda cidade e, assim, garantindo mais segurança e qualidade de vida para as pessoas que moram nestas áreas. E a Jonatas Botelho é uma das localidades que estão sendo recebendo estas intervenções”, disse o secretário municipal de Obras, Vicente Temperini.

No Morro do Estado, na região central de Niterói, as intervenções que acontecem na Rua Moacir Padilha segundo a Prefeitura trarão muitas melhorias para quem vive no bairro. Foi realizada a limpeza do talude e a colocação do guarda-corpo da praça. Agora, equipes trabalham na perfuração dos tirantes da placa atirantada. Em seguida, iniciarão o jateamento de concreto e o concreto projetado.

 

Já no Morro do Arroz, também localizado no Centro, serão utilizadas as técnicas de cortina atirantada, vigas estaqueadas e solo grampeado. Na Rua Selma, Travessa Jurandir e Rua Jerônimo Afonso, no Caramujo, e na comunidade São José, no Fonseca, as obras seguem em ritmo acelerado.

As obras de contenção de encostas na Rua São Paulo, nº 121 e 122, no bairro da Ponta D’Areia começaram no mês passado e seu andamento está dentro do cronograma previsto. As intervenções incluem a ancoragem e desmonte de blocos rochosos, limpeza do talude e colocação de barreiras de proteção para prevenir deslizamentos de terra.

A obra de contenção em Santa Bárbara possui o investimento, segundo a Prefeitura, de R$ 319.858,47 e inclui a colocação de cortina atirantada, sistema de drenagem superior, calçada superior e inferior, guarda-corpo e muro. Ela foi iniciada em maio e tem previsão de conclusão para setembro.

Fotos: Leonardo Simplício