Serviços e comércio têm horário especial por causa de jogo do Brasil

O jogo do Brasil contra a Bélgica hoje (6), às 15h, pelas quartas de final, mudará o horário de funcionamento de órgãos públicos, comércio e agências bancárias. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias abrirão das 9h às 13h.

Rio de Janeiro

O governo do Estado e a prefeitura do Rio decretaram ponto facultativo nesta sexta-feira (6), em virtude do jogo do Brasil. No governo do Estado, o Detran não vai funcionar para atendimento ao público e o Tribunal de Justiça vai funcionar de 8h às 12h.

Os serviços essenciais de atendimento à população, como hospitais da rede pública, o Hemorio e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estarão abertas ao público.  As unidades escolares da Secretaria de Estado de Educação funcionarão normalmente no período da manhã, até às 12 horas.

Na prefeitura do Rio os órgãos e entidades da administração direta e indireta funcionarão das 8h às 12h, com exceção das repartições onde os serviços não podem ser paralisados e nas unidades de saúde municipais, que terão expediente normal. As escolas da rede municipal de ensino estarão com aulas no período da manhã. Apenas o turno da tarde não terá aulas.

Uma resolução da Secretaria Municipal de Saúde  estabelece funcionamento normal em suas unidades, inclusive nos órgãos vinculados à Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses: Super Pronto Atendimento à Fiscalização Sanitária, Laboratório Municipal de Saúde e Centro de Controle de Zoonoses Paulo Dacorso Filho.

No metrô, o horário de funcionamento será de dia útil, das 5h até a meia-noite. A transferência entre as Linhas 1 e 2 será realizada no trecho compartilhado entre as estações Central e Botafogo. Devido ao ponto facultativo nos órgãos públicos e à liberação antecipada do expediente pelas empresas, o MetrôRio espera uma grande concentração de passageiros nas estações, principalmente no Centro, entre uma e três da tarde. Com isso, a concessionária vai antecipar o atendimento de horário de pico, com toda a frota e reforço na equipe nas estações.

Torcedores que quiserem assistir às quartas de final no Boulevard Olímpico, na Praça Mauá, devem descer na estação Carioca, pegar o VLT [Veículo Leve sobre Trilhos] ou descer na estação Uruguaiana e caminhar até o local do evento.

Já quem vai para o Pier Mauá, no Fan Fest, a opção é descer na estação Carioca e usar o VLT ou ou descer na estação Uruguaiana e caminhar até o local .

Quem optou pelo Alzirão, na Tijuca, tradicional local de grande concentração de torcedores, melhor caminho é descer na na estação São Francisco Xavier.

As barcas que fazem a travessia entre o Rio e Niterói terão uma grade especial de horários nas linhas Arariboia e Charitas.

A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) preparou um esquema especial de limpeza nos dias de jogos da seleção brasileira. Os locais de maior concentração de torcedores, como o Alzirão, a Fan Fest da Praça Mauá e o Parque Madureira, receberão reforço no contingente.

Agência Brasil

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil/Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inline
Inline