Defesa Civil de Niterói passa a gerir toda a rede pluviométrica municipal

Niterói vai se tornar, a partir de julho, a primeira cidade da Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, além da capital, a possuir rede pluviométrica autônoma, operada 100% pela Defesa Civil Municipal. No novo formato, o órgão vai gerir todos os dados de pluviômetros do município, sem depender do Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais.

No verão passado, a Defesa Civil operava 10 pluviômetros. No novo sistema, haverá ampliação da rede, com mais 20 equipamentos distribuídos pelo município, visando uma maior cobertura em áreas de vulnerabilidade. A reformulação engloba também equipe técnica especializada para operar o sistema 24h por dia. De acordo com o tenente coronel Walace Medeiros, secretário de Defesa Civil, o município vai se destacar pela eficácia de alertas emitidos.

“Com a nova configuração, a Defesa Civil de Niterói passará a contar com um sistema mais completo e de alta qualidade para obtenção de dados meteorológicos a serviço da antecipação de possíveis ameaças e consequente preservação de vidas. Chegaremos a 30 pluviômetros geridos pelo município, além das 33 sirenes em localidades como Alarico de Souza e Morro do Estado”, afirma.

Niterói também possui sirenes de alerta para desastres naturais, em 25 pontos da cidade. Em setembro de 2016, a Prefeitura de Niterói assumiu a manutenção do sistema após o governo estadual informar que não poderia mais arcar com os custos do serviço. Em cada comunidade onde há sirene, as rotas de fuga foram sinalizadas para facilitar o acesso dos moradores a locais seguros. Em caso de acionamento das sirenes, a Defesa Civil conta com pontos de apoio, onde cada comunidade tem seu local específico – que pode ser uma escola, uma quadra, etc. São acionados também o SAMU e a Assistência Social para integrar a equipe que vai receber os moradores.

 

Foto: Divulgação/Prefeitura de Niterói

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *