Saúde

Junho Vermelho: Campanha incentiva doação de sangue

Junho Vermelho: Campanha incentiva doação de sangue

Junto aos hemocentros de todo o país, o Hemorio celebra o Junho Vermelho, mês definido no calendário nacional para lembrar a importância da doação de sangue e buscar mais doadores fidelizados. A data faz referência ao Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado em 14 de junho.

Desde o início do ano, o hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro, unidade da Secretaria de Estado de Saúde, vem apresentando bons resultados na captação de doadores de sangue. Entre os meses de janeiro e maio de 2018, já recebeu mais 7% de voluntários, comparado ao mesmo período de 2017, mas a regularidade das doações não pode parar.

A campanha Junho Vermelho lembra a importância do ato de doar sangue e ainda reforça os estoques para o mês de julho, que, historicamente, registra queda de doadores por causa das férias escolares. Em 2018, a Copa do Mundo é mais um motivo para preocupação com a frequência no salão dos doadores.

O Hemorio também é uma unidade de referência em hematologia e hemoterapia. Fundado em 1944, a unidade distribui sangue para 180 hospitais públicos, incluindo grandes emergências, como a dos hospitais Getúlio Vargas, Souza Aguiar e Miguel Couto, maternidades, UTIs neonatais e conveniados com o Sistema Único de Saúde (SUS).

O salão de doadores do Hemorio funciona todos os dias, das 7 às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, 08, no Centro do Rio de Janeiro.  A unidade disponibiliza um serviço de informações, o Disque-Sangue (0800 282 0708), que esclarece dúvidas e informa o endereço dos outros 25 postos de coleta distribuídos no Estado. A ligação é gratuita e o atendimento é realizado de segunda a sexta, das 7h às 16h.

Divulgação

REQUISITOS BÁSICOS PARA DOAR SANGUE

– Portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional)

– Estar bem de saúde

– Ter entre 16 (*) e 69 anos, 11 meses e 29 dias (*) jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais e / ou responsáveis legais.  Modelo de autorização.

– Pesar no mínimo 50 Kg

– Não estar em jejum. Evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação