Cultura

O Festival Varilux de Cinema Francês traz filmes inéditos para Niterói

O Festival Varilux de Cinema Francês traz filmes inéditos para Niterói

De 7 a 27 de junho o Festival Varilux de Cinema Francês invade Niterói com 21 produções inéditas no Brasil. O Festival que é realizado em parceria com a Aliança Francesa Niterói oferece ao público a oportunidade de assistir aos recém-lançados trabalhos de cineastas, astros e estrelas consagrados e também de premiados jovens talentos, e ainda um clássico do francês, no Centro de Artes UFF, em Icaraí. Produzido pela Bonfilm, o evento tem patrocínio principal da Varilux/Essilor, Ministério da Cultura e Secretaria de Estado de Cultura, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro. E este ano chega a mais de 87 cidades do Brasil.

Entre as produções, destacam-se três filmes da nova geração francesa de cineastas, chamada várias vezes pela crítica de “nouvelle guarde”: “Custódia”(Jusqu’à la garde), de Xavier Legrand, que acompanha a disputa entre um casal pela guarda do filho. O longa foi vencedor do Prêmio de Melhor Direção e Melhor Primeiro Filme no Festival de Veneza. “A excêntrica família de Gaspard” (Gaspard va au mariage), de Antony Cordier, comédia melancólica sobre o adeus à infância, desejo e tempo. “O poder de Diane” (Diane a les Épaules), de Fabien Gorgeart, em que uma mulher concorda em gerar o filho de um casal de amigos homossexuais, abordando com humor e ternura a temática dos novos modelos familiares.

Seguindo a tradição de exibir um clássico do cinema francês, o Festival Varilux apresenta um marco do cinema político mundial: “Z”, de Costa-Gavras.  O filme-denúncia completa 50 anos de sua filmagem e foi inspirado no assassinato do deputado pacifista grego Lambrakis, cuja investigação foi encoberta por uma rede de corrupção e ilegalidade. Haverá ainda duas sessões gratuitas para escolas públicas convidadas. A programação com as sinopses, dias e horários de exibições de todos os filmes estará disponível no site: http://variluxcinefrances.com/2018/.

Festival Varilux – O poder de Diane / Divulgação
Festival Varilux – filme Custódia / Divulgação