Meio ambiente

Niterói abre sua Semana do Meio Ambiente com plantio no Parnit

Niterói deu início, nesta segunda-feira (04), à sua programação da Semana do Meio Ambiente 2018. Pela manhã, o prefeito Rodrigo Neves, o secretário Executivo, Axel Grael, e o secretário de Meio Ambiente, Eurico Toledo, participaram do relançamento do Projeto Águas Limpas, no Projeto Grael. De tarde, foi a vez da ação de plantio no Parque Natural Municipal de Niterói (Parnit). Até o domingo (10), seminários, palestras, oficinas, exposições, limpeza de praia e passeio ciclístico vão chamar atenção para a conscientização ambiental e o engajamento com a proteção da natureza.

A atividade de plantio, responsável por abrir a Semana, aconteceu no Parnit, uma das áreas dentro dos 22,5 milhões de metros quadrados de áreas protegidas pelo programa Niterói Mais Verde, criado em 2014. A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) estima que, em média, existem 123,2 metros quadrados de áreas verdes para cada niteroiense.

Para o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, a Semana do Meio Ambiente em Niterói é uma celebração aos avanços da cidade em termos ambientais. “Nos últimos anos, desenvolvemos alguns projetos importantes, como o Niterói Mais Verde, que colocou a cidade na maior proporção de zonas protegidas per capita em todas as regiões metropolitanas do Brasil. Temos o Niterói de Bicicleta, que possibilitou a ampliação de 300% do número de ciclistas na cidade e a inauguração do Bicicletário Arariboia. Acreditamos em pensar globalmente e agir localmente”, defendeu.

O secretário Executivo da prefeitura, Axel Grael, frisou que Niterói é reconhecida pela liderança no Estado do Rio com relação ao tratamento de esgoto e a segunda melhor cidade do Brasil em termos de gestão de lixo. O município também faz esforços para melhoria das águas da Baía de Guanabara. “Niterói vem arregaçando as mangas e trabalhando. Sabíamos que a Baía de Guanabara não iria se despoluir sozinha. Com ajuda do programa Enseada Limpa, estamos chegando a 60% de semanas com boas condições de balneabilidade na Enseada de Jurujuba”, ressaltou.

O secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Eurico Toledo, lembrou que, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 8 milhões de toneladas de lixo plástico são jogadas por ano no oceano. “Se dependesse apenas de Niterói, a Baía de Guanabara estaria em uma situação muito melhor. A temática deste ano é a lançada pela ONU, e Niterói chama a responsabilidade para si quando se propõe a discutir o assunto em sua Semana do Meio Ambiente”, comentou.

Clin tem programação especial para comemorar o Dia do Meio Ambiente – Nesta terça-feira (05), Dia Mundial do Meio Ambiente, a Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), por meio do projeto Recicla, promove uma programação especial com atividades que acontecem a partir desta terça-feira e seguem até domingo em vários pontos da cidade.

De 5 a 9 de junho, das 10h às 21 horas, no Plaza Shopping Niterói e no Itaipu Multicenter, haverá exposição de peças de artesanato produzidas com materiais recicláveis, além da distribuição de mudas de plantas produzidas no viveiro da Clin.

No dia 8, das 16h às 18h, uma tenda estará montada na Praça Arariboia, no Centro, onde será apresentada uma exposição sobre coleta seletiva, objetos criados com recicláveis, além de material informativo sobre o que acontece com a fauna e a flora quando a população descarta os resíduos de forma incorreta.

Em uma ação em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, no dia 9, a Clin participa de uma grande limpeza na areia da Praia de Itaipu, das 9h às 12h. E no dia 10, encerrando a programação, das 9h às 12h, uma equipe do setor de reciclagem da Clin participará do Passeio Ciclístico organizado pela Subsecretaria de Sustentabilidade, que contará com limpeza na Ilha do Pontal e plantio de mudas do viveiro da Clin.

 

Fotos: Luciana Carneiro

 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top