Secretaria de Estado de Saúde alerta para baixos estoques de sangue no Hemorio

A Secretaria de Estado de Saúde informou em nota que, em consequência da greve dos caminhoneiros, vai suspender a realização de cirurgias eletivas na rede estadual a partir de hoje (28/05). O estoque de sangue do Hemorio está baixo e até o fim da manhã apenas 3 doadores compareceram ao Hemocentro. A SES solicita à população que compareça à unidade para doar sangue, dentro do possível.
“Estamos monitorando a situação 24 horas por dia. Todas as nossas unidades estão em funcionamento, mas com os baixos estoques de sangue precisamos priorizar as cirurgias de urgência e emergência. Quem morar ou trabalhar próximo ao Hemorio e puder doar sangue vai nos ajudar a salvar vidas. O Hemorio funciona todos os dias, inclusive nos fins de semana e feriados” disse o secretário de estado de Saúde, Sérgio Gama.
Informações sobre o Hemorio:
Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Devem portar ainda um documento de identidade do responsável.  A autorização pode ser obtida no site do Hemorio. (http://www.hemorio.rj.gov.br/html/pdf/menor_idade.pdf)
Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes. O Hemorio funciona todos os dias, das 7h às 18h, inclusive sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, n° 8, no Centro do Rio.
Para mais informações, o candidato pode ligar para o Disque Sangue (0800 282 0708) que esclarece os pré-requisitos e dúvidas, além de informar o endereço das outras 26 unidades de coleta distribuídas pelo estado.  O atendimento pelo telefone funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inline
Inline