Hemorio promove a campanha mulher + solidária

A escritora Thalita Rebouças é madrinha da iniciativa, que chega a sua 15ª edição em 2018

O Hemorio, órgão da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, promove mais uma edição da campanha Mulher + Solidária, nos dias 23, 24 e 25 de maio. A ação, que busca aumentar o número de mulheres doadoras de sangue, apresenta a escritora Thalita Rebouças como madrinha da edição 2018, celebrando também os 15 anos da campanha. Para esse ano, a meta do hemocentro coordenador do estado é ter 50% de doadoras, entre o total, superando a representação do público feminino do ano passado, que foi de 41% dos voluntários.

Durante os dias da campanha, que vai até sexta-feira, o salão de doadores da unidade recebe decoração especial e uma programação pensada para elas. Estão previstas palestras sobre violência contra a mulher, aulas de artesanato e confecção de sabonetes, bazar solidário, aula de auto-maquiagem, apresentação de dança do ventre, aferição de pressão arterial, cálculo de IMC e dicas de nutrição e, ainda, a distribuição de mudas de plantas, doadas pelo projeto Replantando Vida, da Cedae.

Chefe responsável pelo setor de Promoção à Doação de Sangue do Hemorio, a enfermeira Neusimar Carvalho comemora a longevidade do projeto. “Começamos essa campanha para estimular a doação de sangue entre as mulheres, já que os homens sempre doaram mais do que elas. Os resultados são positivos: o número de doadoras vem aumentando ao longo dos anos. Hoje temos 41% de mulheres entre os doadores, em 2011 eram 32%.” comenta.

Nesses últimos 15 anos, atrizes como Letícia Spiller, Cleo Pires, Luiza Brunet, Maitê Proença, Cacau Protásio, Suzy Rego, entre outras, cederam sua imagem para apoiar a causa. Representando o público feminino em 2018, a madrinha Thalita Rebouças comemora a escolha: “Eu amo doar sangue. Faço isso desde os 18 anos. E o que eu puder fazer para ajudar a divulgar esse ato de amor, eu faço com prazer. Bora doar!” convoca da autora de livros infanto-juvenis.

A Cruz Vermelha e o Instituto Arcádia colaboram com o Hemorio, com a cessão de profissionais para aferição de pressão arterial e a oficina de sabonetes artesanais, respectivamente.

 

PRÉ-REQUISITOS:

Para doar sangue é necessário apresentar um documento oficial de identidade com foto, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e estar bem de saúde.  Não é necessário estar em jejum.  O voluntário deve evitar alimentos gordurosos quatro horas e bebidas alcoólicas 12 horas antes de comparecer ao hemocentro. Mulheres podem doar de três em três meses, até três vezes por ano.

 

ONDE:

O Hemorio fica na Rua Frei Caneca, 08, Centro, e funciona todos os dias, das 7 às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados.  Mais informações podem ser obtidas no Disque Sangue, no telefone 0800 282 0708.

 

QUANDO:

De 23 a 25 de maio, das 9h às 15h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inline
Inline