Cultura

Lançamento do site do Museu Antonio Parreiras

Lançamento do site do Museu Antonio Parreiras

Página contará com informações sobre o pintor niteroiense e o acervo da instituição

Uma ótima notícia para quem anda com saudades do Museu Antonio Parreiras (MAP). Enquanto passa por obras de restauração e requalificação, o espaço da Secretaria de Estado de Cultura/FUNARJ contará com uma página na internet a partir de 18 de maio, quando se comemora o Dia Internacional dos Museus. No endereço museuantonioparreiras.rj.gov.br, o público terá acesso a informações sobre a instituição e seu acervo, formado por centenas de obras, fotos e documentos do pintor Antonio Parreiras – referência do paisagismo brasileiro na passagem do século XIX para o XX –, além de peças representativas da arte nacional e internacional.
Realizado com o patrocínio da Associação do Museu Antonio Parreiras (Amap), o projeto, além de adaptável a diversas plataformas (celulares, tablets etc.), segue os padrões de acessibilidade da web no mundo (W3c). Desta forma, o usuário terá à disposição recursos como leitores e ampliadores de tela – que proporcionam habilidades funcionais às pessoas com deficiência visual – e tradução para Libras (Língua Brasileira de Sinais) – voltada para o público surdo –, por exemplo.
O lançamento do site integra a 16ª Semana Nacional de Museus, promovida de 14 a 20 de maio pelo Ministério da Cultura, através do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Com o tema Museus Hiperconectados: novas abordagens, novos públicos, o evento propõe a reflexão sobre o impacto da conectividade digital nas instituições culturais e como interagir com parte da população que não tem acesso à tecnologia.
O Museu Antonio Parreiras fica localizado na Rua Tiradentes, 47, no bairro do Ingá em Niterói.