Cultura

Cultura do ciclismo é tema de bate-papo na Aliança Francesa Niterói

Andar de bicicleta é uma das paixões dos franceses. E para fomentar esse hábito também nos brasileiros, a Aliança Francesa Niterói recebe no dia 18 de maio, às 19h, os presidentes da associação internacional Vélophonie para um bate-papo sobre cicloturismo e políticas de acessibilidade no Brasil e na França. Didier Feneron, engenheiro de transportes, e Annie-Claude Sebban, doutora em planejamento urbano, estão vindo ao Brasil para participar também do Velo-city 2018, maior evento de mobilidade urbana e bicicleta do mundo, que será sediado no Rio este ano.

Vélophonie já passou por diversos países, com o objetivo de valorizar a cultura do ciclismo, tão presente no estilo de vida francês. Indo de encontro com todos os públicos, ciclistas ou não, compartilham sobre a cultura do ciclismo em Bordeaux, apresentando a história da bicicleta, políticas de acessibilidade e o cicloturismo.

 

 

Os palestrantes:

O presidente da associação, Didier Feneron, é engenheiro de transportes, especializado em planejamento rodoviário e instalações e mobilidade com bicicletas para o seu uso em viagens. Já a vice-presidente, Annie-Claude Sebban, doutora em planejamento urbano, é especialista em deslocamentos e instalações para bicicletas, e nas relações entre a bicicleta e o transporte público (intermodalidades). Ambos apaixonados pelo ciclismo há mais de 20 anos, estão convencidos de que a língua de Molière – os franceses – é tão apropriada quanto o inglês para falar sobre culturas ciclísticas, sejam elas europeias, americanas, africanas ou asiáticas.

 

A associação:

Com sede em Bordeaux, no sudoeste da França, a associação internacional Vélophonie tem como objetivo promover culturas de ciclismo, particularmente nos países francófonos. Com cerca de vinte correspondentes no exterior, a associação também é um facilitador de rede que conecta interessados ​​do ciclismo em todo o mundo.

 

Serviço:

Data: Sexta-feira, 18 de maio, às 19h

Local: Aliança Francesa Niterói, R. Lopes Trovão, 52, 3º andar

Entrada gratuita

Palestra em francês, traduzida simultaneamente em português.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top