Saúde

Niterói realiza dia D da campanha contra gripe

Cerca de 48 mil pessoas já receberam a dose da vacina na cidade

A Prefeitura de Niterói realizou durante este sábado (12/05) o dia D da campanha de vacinação contra gripe. Todas as unidades básicas, policlínicas e módulos do Médico de Família funcionaram até às 17h. Desde o início da campanha até o início da tarde, cerca de 48 mil pessoas receberam a imunização. Para a ação, foram mobilizados 550 profissionais de saúde nas salas de imunização do município. A meta é imunizar cerca de 154 mil pessoas, 90% de cada grupo do público-alvo da campanha.

 

Na parte da manhã, o prefeito Rodrigo Neves participou da campanha com seus pais, Maria Luiza Neves Barreto e Edison Rodrigues Barreto, na Policlínica Regional Guilherme Taylor March, no Fonseca. No local, alertou para importância da imunização.

“O inverno já está chegando, portanto é fundamental que as pessoas compareçam aos locais de vacinação para receber a dose da imunização. O dia D é muito importante, em que há mobilização de todos os profissionais da rede municipal de Saúde. Convido aqueles que fazem parte do público-alvo a procurarem pela vacina que continua a ser aplicada de segunda a sexta-feira”, afirma o prefeito.

A secretária Municipal de Saúde, Maria Célia Vasconcellos, também esteve presente.

“É fundamental que as pessoas procurem os postos de vacinação para receber a imunização. A vacina é segura e reduz o número de infecções causadas pelos vírus. Mesmo quem já vacinou ano passado, precisa de nova dose”, explica Maria Célia,

A aposentada Nilcea de Carvalho Ferro, 78 anos, compareceu à unidade de saúde com seu marido, Carlos Walter, de 79 anos, para receber a vacina.

“É muito importante que as pessoas se protejam. Todo ano nos dirigimos à Policlínica para receber a dose da vacina e sempre fomos muito bem atendidos”, declara Nilcea.


O público-alvo da campanha é formado por pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses e menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional. Portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, devem levar a prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina. A meta da Fundação Municipal de Saúde (FMS) é imunizar pelo menos 90% de cada grupo.

Na Policlínica Regional Sérgio Arouca, em Santa Rosa, profissionais de saúde, em parceria com estudantes de medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF) e alunos do curso de cuidadores de idosos, realizaram animação para o público-alvo da campanha, com música, danças e distribuição de bolas. Alunos de enfermagem da UFF aproveitaram a ocasião para aferir pressão e glicose da população.

Locais de vacinação:

Policlínicas: Policlínicas Dr. Carlos Antônio da Silva – Rua Jansen de Mello s/nº, São Lourenço; Dr. Sérgio Arouca, Praça Vital Brazil s/nº – Santa Rosa; Dr. Guilherme Taylor March – Rua Desembargador Lima Castro, 238, Fonseca; Dr. Francisco da Cruz Nunes – Rua Ver. Armando Ferreira, 30, Largo da Batalha; Assistente Social Maria Aparecida da Costa – Est. Engenho do Mato s/nº, Itaipu; Dr. Renato Silva – Av. João Brasil, s/nº- Engenhoca, Rua Jornalista Sardo Filho, 196, Ilha da Conceição; Av. Carlos Ermelindo Marins s/nº, Jurujuba; Av. Colônia s/nº, Caramujo; Professor Barros Terra – Rua Alcebíades Pinto, s/nº, Cantagalo; e Dr. João da Silva Vizella, Rua Luiz Palmier, 726 – Barreto.

Unidades Básicas de Saúde: Centro, Morro do Estado, Santa Bárbara, Engenhoca, Baldeador e Piratininga.

Programa Médico de Família e Clínica Comunitária da Família: Alarico, Atalaia, Bernardino, Cafubá I, Cafuba II, cafuba III, Cantagalo, Caramujo, Colônia, Engenho, Grota I, Grota II, Ititioca, Jonathas Botelho, Jurujuba, Leopoldina, Maceió, Maravista, Marítimos, Maruí, Matapaca, Nova Brasília, Palácio, Preventório I, Preventório II, Souza Soares, Viçoso, Vila Ipiranga, Viradouro, Vital Brasil e CCF Badu, Ilha da Conceição, Teixeira de Freitas e Várzea das Moças, Morro do Céu e Cavalão.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top