Prefeitos discutem em Niterói o futuro das cidades brasileiras

73ª Reunião Geral da Frente Nacional dos Prefeitos acontece no Caminho Niemeyer

O Caminho Niemeyer, no Centro de Niterói, teve uma movimentação diferente nesta segunda-feira. O local foi o escolhido para a realização da 73ª Reunião Geral da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), com seminários, debate e discussões de temas do interesse de prefeitos de todo o país. Nesta terça-feira, onze pré-candidatos à Presidência da República apresentarão suas plataformas aos integrantes da FNP. Participam do evento mais cem prefeitos das principais cidades brasileiras.

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, vice-presidente de Dados Abertos e Transparência da FNP, passou o dia no Teatro Popular Oscar Niemeyer, onde ocorreram as principais discussões. Ele acompanhou toda a agenda oficial e eventos paralelos. Logo cedo, Neves deu as boas-vindas aos participantes. “Niterói é uma cidade com participação importante na história do Brasil, desde a época do império. Também ocupou posição estratégica como capital do Estado do Rio. Temos belezas naturais, um rico patrimônio histórico e um povo inteligente e acolhedor. Vocês vão se encantar pela nossa cidade”, disse Rodrigo Neves.

Ao lado do presidente da FNP e prefeito de Campinas, Jonas Donizette, Rodrigo Neves foi o mediador da primeira mesa de debates do seminário “Oportunidades de investimentos em infraestrutura nas cidades”, o primeiro do dia. As discussões tiveram como foco os Investimentos em infraestrutura nas cidades.

No painel, Rodrigo Neves destacou que os prefeitos de todo o país enfrentam um desafio histórico diante da crise econômica que o Brasil atravessa, mas se mostrou otimista em relação à uma retomada do crescimento econômico já a partir deste ano. Ele disse esperar que os desdobramentos do encontro ajudem a superar os desafios relacionados à falta de recursos nas cidades. “Acredito que 2018 será o ano da virada, onde o país retomará o crescimento e os investimentos em infraestrutura. E os prefeitos serão protagonistas nessa virada. Nesse evento da FNP teremos a participação de entidades importantes, como a Caixa Econômica Federal, o BID, o Banco Mundial, o CAF e agências de desenvolvimento, que podem ser parceiras dos municípios”, disse Rodrigo Neves

O diretor regional da AFD, Philippe Orliange, lembrou que o Brasil é o maior parceiro econômico da Agência Francesa de Desenvolvimento. Ele também ressaltou que a AFD já é parceira de Niterói em alguns projetos e está financiando na cidade o estudo de viabilidade do VLT. “O Brasil é o maior parceiro econômico da AFD. Parte dos financiamentos possui garantia soberana, com aval do Governo Federal, e parte não. Atualmente as parcerias sem garantia soberana são as que mais crescem. Nenhum país do mundo se desenvolve apenas com recursos próprios. É importante firmar parcerias para expandir os investimentos em desenvolvimento. Na França, as cidades podem pegar empréstimo sem a garantia do governo federal. Temos interesse em desenvolver novas parcerias com os municípios brasileiros”, disse Orliange.

Também foram discutidas no seminário novas formas de planejamento e a proposta de mudança nas regras da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), do Ministério da Fazenda, para empréstimos aos municípios, o que poderá ajudar na superação dos desafios relacionados à falta de recursos nas cidades.

Investimentos da França – O embaixador francês no Brasil, Michel Miraillet em um breve discurso, declarou a importância da troca de experiências entre os dois países. “A participação neste evento é o testemunho da relação mútua e de confiança entre o Brasil e a França, principalmente com a nossa comunidade de negócios”, destacou Miraillet, que se reuniu com o prefeito Rodrigo Neves para tratar do interesse de empresários franceses em parcerias para investimentos em Niterói.

“Eu acredito que a visão da França é muito convergente com a visão da FNP quanto ao fundamental papel das cidades para o desenvolvimento”, considerou Rodrigo Neves.

Selo Amigo das ODS – No início da tarde o prefeito de Niterói participou do lançamento do selo “Município amigo das ODS” da ONU. O selo será concedido a municípios que comprovarem a adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU.

Em seguida teve a assinatura do termo de cooperação entre o programa cidades sustentáveis e a FNP para a construção da plataforma cidades sustentáveis.

Saneamento – Niterói foi citada como exemplo de sucesso na área de saneamento durante a apresentação do presidente do conselho administrativo da Águas do Brasil, José Carlos Sussekind. Ele falou do trabalho da empresa na área de saneamento básico e destacou a concessão da Águas de Niterói em Niterói. O prefeito Rodrigo Neves disse que há uma parceria muito bem-sucedida entre a Prefeitura e a Águas de Niterói, que trabalham com o objetivo em comum de ter 100% do esgoto tratado na cidade.

Diálogo com Presidenciáveis – Hoje(08) o evento continua com o diálogo com os Presidenciáveis, que contará com a presença de 11 pré-candidatos à Presidência da República. Na sequência prevista, Rodrigo Maia (DEM) 9h, Geraldo Alckmin (PSDB) 9h40, Guilherme Afif Domingos (PSD) 10h20, Manuela D’Ávila (PCdoB) 11h, Marina Silva (REDE) 11h40, Álvaro Dias (PODE) 12h20, Ciro Gomes (PDT) 14h, Aldo Rebelo (SD) 14h40, Guilherme Boulos (PSOL) 15h20, Paulo Rabello (PSC) 16h e Henrique Meirelles (MDB) 16h40.

Confira as fotos do evento

Foto: Ohanna Ribeiro
Foto: Ohanna Ribeiro
Foto: Ohanna Ribeiro
Foto: Ohanna Ribeiro
Foto: Ohanna Ribeiro
Foto: Ohanna Ribeiro
Foto: Ohanna Ribeiro
Foto: Ohanna Ribeiro
Foto: Ohanna Ribeiro
Foto: Ohanna Ribeiro
Foto: Ohanna Ribeiro
Foto: Ohanna Ribeiro
Foto: Ohanna Ribeiro
Foto: Ohanna Ribeiro
Foto: Ohanna Ribeiro
Foto: Ohanna Ribeiro
Foto: Ohanna Ribeiro
Foto: Ohanna Ribeiro
Foto: Ohanna Ribeiro
Foto: Ohanna Ribeiro
Foto: Ohanna Ribeiro
Foto: Ohanna Ribeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inline
Inline