Saúde

Hemorio promove campanha em que personalidades ‘trocam likes’ com doadores de sangue

#TrocoLikesPorSangue busca o engajamento dos jovens e tem a participação de Isabella Santoni, Thati Lopes e Heslaine Vieira, entre outros

Em busca de mais doadores com idades entre 16 e 29 anos, o Hemorio, órgão da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, reuniu atrizes, atores e youtubers na campanha #TrocoLikesPorSangue. Criada em parceria com a agência Z+, a ação foi lançada no Instagram, em publicação da atriz Isabella Santoni. Outros influenciadores como Rachel Apollonio, Heslaine Vieira, Thati Lopes, Karina Ramil, Juan Paiva, Vinícius Wester, Victor Lamoglia, Bia e Branca, Tavião, Caio Vaz, Dora Figueiredo, Gabi Lopes, Nathan Barone, Mharessa e Nicolas Prattes participam da iniciativa.

Atualmente, os jovens nessa faixa etária representam 39% do total de doadores (dados de 2017). A campanha fundamenta-se na popularidade de hashtags como #trocolikes e visa engajar o público jovem por meio da retribuição de curtidas nas redes sociais por nomes conhecidos dentro e fora da internet.

– As parcerias com a sociedade civil são de extrema importância. Quem começa a doar sangue ainda jovem sente mais cedo a emoção de salvar uma vida e tem mais chances de se tornar um doador fidelizado. Esperamos a adesão em massa dos jovens cariocas à campanha e agradecemos também a colaboração dos artistas e influenciadores digitais que vieram doar sangue e contribuíram com a ação – afirma o diretor geral do Hemorio, Luiz Amorim.

Para dar início ao movimento, as personalidades convidam pelo Instagram seus seguidores a doarem sangue no hemocentro carioca. Aqueles que toparem o desafio e postarem na rede social uma foto da doação com a hashtag #TrocoLikesPorSangue terão sua publicação curtida por todos os influenciadores participantes da campanha.

Os jovens que não estiverem aptos para doar sangue receberão um certificado que passaram pela triagem para compartilhar nas redes sociais. Eles também receberão “likes” das personalidades em seu post no Instagram.

– Vivemos na geração dos likes e não há melhor canal para falar com o público jovem do que as redes sociais. Com a campanha, damos à popular hashtag ‘troco likes’ um significado social e visamos engajar não só os cariocas, mas espalhar a mensagem por todo o Brasil – diz Rodrigo Melo, diretor de arte da Z+ Rio.

QUEM PODE DOAR
Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Devem portar ainda um documento de identidade do responsável.  A autorização pode ser obtida no site do Hemorio. (http://www.hemorio.rj.gov.br/html/pdf/menor_idade.pdf)

Não é necessário estar em jejum, apenas evitar apenas alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes. O Hemorio funciona todos os dias, das 7h às 18h, inclusive sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, n° 8, no Centro do Rio.

INFORMAÇÕES GERAIS
Para mais informações, o candidato pode ligar para o Disque Sangue (0800 282 0708), que esclarece os pré-requisitos e dúvidas, além de informar o endereço das outras 26 unidades de coleta distribuídos pelo estado.  O atendimento pelo telefone funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top