Política

Rodrigo Neves participa de Congresso Internacional de Saúde em Cuba

Rodrigo Neves participa de Congresso Internacional de Saúde em Cuba

O prefeito Rodrigo Neves viajou no último domingo (22/04) para Cuba. Ele participa, ao lado da secretária municipal de Saúde, Maria Célia Vasconcellos, do Congresso Internacional de Saúde Pública, um dos maiores eventos sobre medicina de família do mundo. O prefeito irá apresentar no evento um painel sobre os avanços do programa Médico de Família de Niterói.

“Em 1991, Niterói foi a primeira cidade brasileira a ter uma parceria com Cuba para a implantação do Médico de Família, na época um projeto pioneiro, que depois virou o programa Saúde da Família, do Ministério da Saúde. Em 2013 nós resgatamos esse acordo de cooperação como os cubanos e revitalizamos o programa em Niterói. Por isso, será uma honra apresentar aos cubanos os resultados positivos dessa retomada”, disse o prefeito.

Rodrigo Neves também aproveita a viagem para, no Ministério da Cultura de Cuba, finalizar detalhes com o Instituto do Cinema cubano, para a realização de um festival de cinema cubano e latino-americano em Niterói.

O prefeito também vai a Havana com a missão de trazer novamente a Niterói a Companhia de Balé cubana, que se apresentou aqui em um festival de cultura cubana. “A Companhia de Balé de Cuba é uma das melhores do mundo e quero que ela volte a Niterói para uma apresentação no Teatro Municipal”, disse Neves.

Outra agenda do prefeito em Cuba acontece na Secretaria de Defesa Civil, no Ministério de Gestão. O prefeito vai buscar cooperação na área de prevenção às consequências de fenômenos Climáticos. ”Os cubanos têm uma experiência muito emblemática de enfrentamento aos fenômenos climáticos. Aquela região é muito sensível aos furacões e, por conta disso, eles têm uma das melhores experiências do mundo de defesa civil. Nós temos muito o que aprender com as experiências positivas deles”, destacou o prefeito.

Durante os cinco dias que o prefeito estará fora do país, o vereador Milton Cal, primeiro vice-presidente da Câmara Municipal, assumirá o cargo de prefeito interinamente. A vaga deveria ser ocupada pelo presidente da Câmara, vereador Paulo Bagueira, mas ele  está em uma viagem aos Estados Unidos

“Assumir a prefeitura interinamente para um vereador, como eu, que vem de bairros carentes é muito importante e um marco histórico na nossa cidade. Darei nesses dias continuidade ao bom trabalho desenvolvido pelo prefeito Rodrigo Neves”, disse o vereador Cal.

O vereador Leandro Portugal assumirá a presidência da Câmara nessa semana.