Região dos Lagos

Campeonato de Vela vai movimentar Cabo Frio

Cerca de 150 velejadores estarão na cidade a partir desta segunda-feira (16)

Os maiores nomes da Vela Jovem do Brasil (de 7 a 15 anos) estarão em Cabo Frio a partir desta segunda-feira (16) para a disputa do Campeonato Brasil-Centro de Optimist e Seletiva. A mais importante competição da categoria acontece até o próximo dia 21 (sábado), no mar da Praia do Forte, e deve reunir cerca de 150 velejadores de Santa Catarina, Pernambuco, Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia e Distrito Federal, que se encontrarão na sub-sede do IAte Clube, no canto da Praia do Forte. A competição vale vagas para os Campeonatos Mundial, Europeu e Norte-Americano.

 

Durante toda a semana estão previstas 12 regatas na categoria Veterano e oito na Estreantes. Por serem menores de idade, grande parte dos atletas estarão acompanhados por familiares e equipe técnica, gerando movimentação na economia, envolvendo hotéis, restaurantes e demais serviços turísticos.

O Optimist é um pequeno barco, podendo ser de madeira ou fibra de vidro, e recomendado para velejadores de 7 a 15 anos. A classe, no Brasil, conta com mais de 200 velejadores, e é uma das mais importantes da Vela, já que os maiores atletas do mundo, em sua maioria, iniciam nela suas carreiras vitoriosas. Entre os exemplos mais importantes estão os multicampeões olímpicos, mundiais, sul-americanos e brasileiros, Torben e Lars Grael.

As vagas para os campeonatos internacionais serão preenchidas após o somatório dos resultados do Brasileiro e o do Brasil Centro de Optimist. Os cinco primeiros colocados no resultado agregado dos dois campeonatos estarão classificados para o Mundial, que será disputado de 27 de agosto a 6 de setembro, em Limassol, no Chipre.

Os três velejadores seguintes e a primeira atleta melhor classificada carimbam o passaporte para o Campeonato Europeu, que acontece na praia de Scheveningen, em Hague, na Holanda, de 22 a 30 de junho. Os 11 velejadores classificados em seguida, e as quatro atletas, vão disputar o Campeonato Norte-Americano, no Vallarta Yacht Club, no México, de 22 de junho a 1º de julho. O Brasil Centro de Optmist e Seletiva tem o mesmo peso do Campeonato Brasileiro, por isso virão a Cabo Frio velejadores de todo o país.

A realização do Brasil Centro Optmist e Seletiva, em Cabo Frio, é resultado do esforço e do trabalho da Secretaria Municipal de Turismo junto à diretoria do Iate Clube do Rio de Janeiro. “A cidade vai receber o futuro da vela brasileira. Os principais nomes que estão despontando no esporte, integrantes da chamada Vela Jovem, que reúne atletas de 7 a 15 anos, estarão competindo na Praia do Forte. Vamos trabalhar para que esta seja a primeira de uma série de competições. Queremos reafirmar a vocação da cidade para os esportes náuticos e para o turismo esportivo”, comentou a secretária Fabíola Bleicker.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top