Educação

Plataforma Digital na Engenhoca é inaugurada pela Prefeitura

Aulas dos cursos gratuitos na área de tecnologia começam na segunda-feira

A Prefeitura de Niterói entregou à população na manhã desta quarta-feira (11/04) a Plataforma Digital Eduardo Fabiano Maia Gouvêa, no Largo de São Jorge, na Engenhoca, Zona Norte da cidade. Projeto compartilhado entre as secretarias municipais de Educação, Ciência e Tecnologia e de Projetos Estratégicos e Inovação, a unidade conta com telecentro (espaço de universalização digital e de acesso à internet), midiateca (sala de jogos interativos e educacionais), estúdio de áudio, cinema comunitário para exposição de filmes, shows e outras atividades educacionais e de entretenimento. 

 

Foto: Luciana Carneiro

Presente à solenidade, o prefeito Rodrigo Neves disse que, além de cursos na área de tecnologia para os jovens de toda a cidade, o prédio da Plataforma Digital, com design moderno, será uma referência na Engenhoca e transformará em ponto turístico no bairro.

“A Plataforma Digital vai transformar a vida de muitos jovens com seus cursos e atividades culturais. A nossa sociedade hoje é a sociedade do conhecimento, da inovação e da criatividade. Por isso é importante a gente criar oportunidade de inclusão produtiva da nossa juventude. Aqui os alunos estarão todos os dias convivendo com esse ambiente de inovação, que é a proposta da Plataforma Digital”, disse o prefeito.

Foto: Luciana Carneiro

A prefeitura investiu cerca de R$ 4 milhões na construção da Plataforma Digital. Além do design moderno, o espaço interno do prédio foi ocupado tendo a funcionalidade como prioridade. Logo do hall de entrada se tem uma visão do salão que será usado para os cursos, em conceito aberto, permitindo total interação entre alunos e professores, com o uso de equipamentos de última geração.

O secretário municipal de Projetos Estratégicos e Inovação, José Seba, disse que a prefeitura tomou uma decisão acertada ao instalar a Plataforma Digital na Engenhoca: “Eu nasci e fui criado em Niterói e só agora eu vejo com muita alegria uma distribuição dos equipamentos importantes para a população por locais até então esquecidos pelo poder público. Essa tem sido a preocupação do prefeito Rodrigo Neves e sua equipe. Enquanto o país vive uma crise política, administrativa e econômica, com o desemprego em nível terrível, Niterói está avançando com notícias boas, como essa inauguração de hoje, voltada para nossos jovens”, destacou o secretário.

Uma das inovações da Plataforma Digital será o uso da realidade virtual como instrumento de apoio didático. Para isso, o local contará com quatro equipamentos URV (Unidade de Realidade Virtual), que serão usados pelos alunos durante os cursos e em atividades de lazer.

Foram disponibilizadas 270 vagas para as primeiras turmas dos oito cursos de capacitações gratuitas: Informática Básica I, Informática Básica I – Processamento de Textos, Introdução à Programação para Jovens, Introdução à Robótica com Lego, Introdução à Rede de Computadores, Desenvolvimento de Jogos: Módulo I, Fotografia e Inglês Básico. A aulas começam na segunda-feira (16/04). Até lá, a Plataforma Digital estará aberta à visitação para que todos os moradores possam conhecer o novo equipamento da prefeitura.

Foto: Luciana Carneiro

A Plataforma Digital recebeu o nome de Eduardo Fabiano Maia Gouvêa, uma homenagem ao ex-presidente da Federação das Associações de Moradores de Niterói (Fanit). Esta foi a segunda plataforma digital inaugurada pela atual administração municipal. A primeira funciona no MACquinho, no Morro do Palácio, na Boa Viagem.

Também participaram da solenidade o presidente da Câmara Municipal, Paulo Bagueira, o deputado estadual Waldeck Carneiro, os secretários municipais de Governo, Vitor Júnior; de Educação, Flávia Monteiro; e de Obras, Vicente Temperini; a diretora de Ciência e Tecnologia, Adriana Lima, e o vereador Renato Cariello, entre outras autoridades.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top