Niterói participa do III Fórum Iberoamericano de Prefeitos

Secretário Executivo Axel Grael representou o prefeito Rodrigo Neves. Evento debateu futuro das cidades, geração de empregos, mudanças climáticas e integração social

A Prefeitura de Niterói esteve presente no III Fórum Iberoamericano de Prefeitos realizado nos últimos dias 20, 21 e 22, em Mendoza, na Argentina. O evento, organizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e os governos federal e estadual argentinos e a prefeitura local, abordou temas como desenvolvimento sustentável, inclusão social, mobilidade, habitação e geração de empregos entre outros temas ligados ao crescimento e ao futuro das cidades.

Representando o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, o Secretário Executivo da prefeitura, Axel Grael, participou da mesa de debates Casos e Coordenação de Desafios com a Sociedade Civil, que debateu o relacionamento entre o poder público e habitantes das cidades e as diversas formas de negociações em busca de soluções inteligentes e implantação de projetos.

Para Axel Grael, o seminário é uma importante ferramenta que possibilita a busca de novas iniciativas para o desenvolvimento cada vez mais sustentável das cidades: “Este evento é mais uma importante oportunidade para a troca de experiências entre governos de diversas cidades, de diferentes países, cada um com suas particularidades. Percebemos situações semelhantes e soluções bem criativas. Algo que nos chamou bastante atenção foi verificar que boa parte dessas soluções e iniciativas já estão sendo implantadas em Niterói há algum tempo. Isso mostra que estamos num caminho adequado e que vai ao encontro do que vem sendo adotado em outras cidades mais avançadas no tema da sustentabilidade”, enfatizou.

O secretário-executivo ressaltou que Niterói vem implantando ações que hoje já estão sendo replicadas em outros países: “Niterói está se transformando numa referência em termos de sustentabilidade e de políticas públicas para a qualidade de vida. Nossos esforços foram reconhecidos em vários fóruns e tivemos a oportunidade de compartilhar nossas experiências. Constatamos o pioneirismo de Niterói em algumas ações, como a outorga onerosa, que estão sendo utilizadas em outros países. Me chamou a atenção também um conceito novo dos quatro Ps, que vai além da PPP, a parceria publico privada. A PPPP (Parceria Público Privada e População) apresentada aqui num caso específico argentino revela uma participação cada vez maior da população, o que nós temos atuado bastante em nossa cidade”, disse.

Axel Grael falou também da necessidade de integrar as populações das regiões beneficiadas por intervenções governamentais e não se limitar a realizar apenas obras de melhorias: “Os projetos, hoje, têm um caráter que vai além da urbanização. Atualmente, as iniciativas já são chamadas de projetos de integração, pois a urbanização em si é apenas uma intervenção física e não transforma necessariamente a vida das pessoas. Você precisa fazer a obra e levar serviços para aquela área, possibilitando essa integração dos moradores à vida cotidiana do município”, afirmou.

O III Fórum Iberoamericano reuniu mais de 60 prefeitos de diversas cidades latino-americanas e espanholas, além do presidente do BID, Alberto Moreno, do governador da província de Mendoza, Alfredo Conejo, do prefeito da cidade anfitriã, Rodolfo Suarez, e de ministros de Argentina e Espanha, entre outras autoridades. Esta foi a primeira vez que o seminário foi realizado fora do continente europeu. Suas duas edições anteriores ocorreram na Espanha. A próxima edição será realizada em Medellin, na Colômbia.

Fotos Flávio Pessoa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inline
Inline