Urgente

Guardas Municipais de Niterói resgataram balão de seis metros em Icaraí

Agentes da Coordenadoria de Trânsito agiram rápido para evitar acidentes

Um balão com mais de seis metros foi resgatado nesta manhã (23-03) pela Coordenadoria de Trânsito da Guarda Municipal de Niterói, numa das esquinas mais movimentadas de Icaraí, entre as ruas Presidente Backer e Avenida Roberto Silveira. Ao avistarem o balão, a equipe agiu rápido e em menos de cinco minutos evitou que o artefato caísse na rua ou atingisse pedestres que passavam pelo local . Soltar balão é crime. A Defesa Civil faz, através do Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs), monitoramento de balões. Já o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) recebe denúncias pelo número 153.

 

O incidente aconteceu por volta das 7 h, quando é grande o número de pessoas no local, principalmente por se tratar de rota para as inúmeras escolas da redondeza.

“Percebemos que o balão estava caindo e, de imediato, cercamos os perímetros, e impedimos que fosse resgatado pelos supostos baloeiros. Cerca de dez pessoas tentaram resgata-lo. No momento que conseguimos pegar o balão constatamos que ainda estava aceso e retiramos a bucha para evitar que pegasse fogo e oferecesse riscos maiores. O balão foi rasgado e descartado como lixo. Isso é um perigo e contra a lei, expõe as pessoas e representa risco de incêndios”, explicou o subinspetor Marcelo Assumpção, coordenador da Inspetoria de Trânsito.

Ele contou ainda que muitos pedestres e motoristas que passavam pelo local ficaram admirados e surpresos com o balão, naquele horário, caindo na rua. Além do bojo  de seis metros, o artefato possuía uma bandeira com cerca de cinco metros.

Prefeitura de Niterói tem cerca 200 voluntários de combate à queimadas

Desde 2014, a Prefeitura de Niterói conta com o projeto Niterói Contra Queimadas, iniciativa voltada às ações de prevenção e combate à incêndios em vegetação, constituída de ações de mapeamento de áreas vulneráveis, rondas preventivas nessas áreas, elaboração de plano de contingência que prevê ações integradas entre prefeitura e Corpo de Bombeiros, capacitação dos guardas ambientais para combate à incêndios e, por fim, convocação e capacitação de voluntários para integrarem o Nudec Queimadas. O Programa já capacitou 200 voluntários.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top