Cultura

Cineclube Sala Escura apresenta “Em Nome da América” no Cine Arte UFF

O Cineclube Sala Escura se junta ao Cine Arte UFF para a realização da Sessão Sala EXcura, com filmes de ex-alunos de Cinema da UFF, em comemoração dos 50 anos da criação do Curso de Cinema da UFF.

O tema deste documentário é a controversa presença de milhares de jovens estadunidenses no Nordeste brasileiro na década de 1960, como voluntários dos Corpos da Paz (Peace Corps), programa criado por John F. Kennedy. Através de depoimentos, material de arquivo e documentação histórica, o filme traz à tona as contradições entre a política externa do governo Kennedy e as motivações pessoais dos voluntários. A presença do governo estadunidense no auxílio ao Golpe militar de 1964 no Brasil, a Guerra do Vietnã e a infiltração da CIA na América Latina completam o cenário e revelam o temor das elites de que o Nordeste brasileiro se tornasse numa “nova Cuba”. Prêmio Petrobras de Melhor Documentário de Longa-Metragem na 41ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Fernando Weller é Bacharel em Comunicação Social, habilitação em Cinema, e Mestre em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), além de Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com passagem de estudos pela Universidade Concórdia, em Montreal. É professor adjunto do departamento de comunicação da UFPE, com pesquisas voltadas para documentário e cinema estadunidense. Atuou na produção de documentários para cinema e TV. Em nome da América é seu primeiro longa-metragem.

 

SESSÃO SEGUIDA DE DEBATE

Após a sessão, haverá um debate com o diretor Fernando Weller e o prof. Rafael de Luna Freire.

O Cineclube Sala Escura é uma atividade de extensão da Plataforma de Reflexão sobre o Audiovisual Latino-Americano (PRALA), vinculada ao Laboratório de Investigação Audiovisual (LIA) da Universidade Federal Fluminense (UFF).

 

Em nome da América

Brasil, 2017, 96min

Direção e Roteiro: Fernando Weller

Produção: Carol Ferreira e Mannu Costa

Direção de Produção: Camila Moraes

Assistente de Direção: Alan Oliveira

Fotografia: Nicolas Hallet

Correção de Cor e Finalização de Imagem: Tiago Campos e Wallace Nogueira

Som direto: Danilo Carvalho

Edição e Mixagem de Som: Catarina Apolônio

Música: Juliano Holanda

Montagem: Caioz e João Maria

Produtoras: Jaraguá Produções e Plano 9

Distribuição: Inquieta Cine

SERVIÇO

Dia 22 de Março de 2018
Quinta-feira, às 19 horas
Cine Arte UFF
Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí, Niterói – RJ

ENTRADA GRATUITA

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top