Cidades

Prefeitura entrega 15 carros alugados que serão usados no Proeis

Prefeitura entrega 15 carros alugados que serão usados no Proeis

Caberá à Polícia Militar abastecer as viaturas com combustível, mas a manutenção da frota será paga pela prefeitura

Em solenidade no 12º Batalhão da Polícia Militar, hoje(14), a administração municipal entregou quinze carros que serão usados no patrulhamento diário pelos policiais do Programa Estadual de Integração de Segurança (Proeis). Os veículos cedidos foram alugados pela prefeitura e receberam programação visual própria, mesclando as cores tradicionais das viaturas policiais com as adotadas como padrão pelos órgãos municipais.

Foto: Luciana Carneiro

O Proeis é um dos convênios da Prefeitura de Niterói com o Governo do Estado para garantir mais policiais nas ruas da cidade. O programa permite que policiais militares lotados em qualquer batalhão da PM no estado possam, voluntariamente, trabalhar em seus dias de folga em Niterói e receber gratificação por conta da adesão. Em Niterói, o programa é totalmente custeado pela Prefeitura, mas a fiscalização é realizada de forma integrada entre o município e a PM.

O comandante do 12º Batalhão da PM, coronel Márcio Rocha, destacou que o Proeis dá uma grande contribuição para a segurança na cidade e praticamente dobra o efetivo de policiais nas ruas.

“Com o reforço do Proeis, o 12º Batalhão praticamente dobra o seu efetivo e isso é bastante positivo. E agora, com essas viaturas, acreditamos que nós vamos poder dar maior visibilidade e maior mobilidade ao Proeis para que possamos melhor atender as demandas da Segurança Pública, que são tão grandes aqui na nossa cidade. Essas parcerias com a prefeitura, tanto no Proeis como no Niterói Presente, têm feito a diferença em Niterói com o reforço no policiamento ostensivo”, disse o coronel.

Foto: Luciana Carneiro

Caberá à Polícia Militar abastecer as viaturas com combustível, mas a manutenção da frota será paga pela prefeitura. O secretário municipal de Ordem Pública, Gilson Chagas, ressaltou que outra iniciativa da prefeitura garante também a manutenção das viaturas do 12º Batalhão da PM.

“Estas quinze viaturas estarão em pontos estratégicos da cidade, seguindo o planejamento integrado de segurança no município por isso é importante que essas viaturas estejam sempre em boas condições de uso. A prefeitura de Niterói entendendo que a frota do 12º BPM está sucateada, também firmou um contrato de manutenção dos seus veículos e já consertou 32 viaturas”, disse o coronel Chagas.

Foto: Luciana Carneiro

O Proeis disponibiliza 150 vagas diárias e seus integrantes estão atuando em diversos locais da cidade como Avenida Sete de Setembro, Avenida Amaral Peixoto, Estação das Barcas, Terminal Rodoviário João Goulart, Lopes Trovão, Coronel Moreira César, Rua da Conceição, Largo da Batalha, Vital Brazil, entre outros. Já aderiram ao programa na cidade, profissionais que atuam nas UPPS Caju, Camarista, Mangueira, Prazeres, São Carlos, Rocinha, Alemão, 4° CPA, BPRv, 7 BPM , 23 BPM, entre outros. No 12 BPM, mais de 20 PMs aderiram ao Proeis.

 

Fotos: Luciana Carneiro