Saúde

Novo Dia D de combate à febre amarela

Novo Dia D de combate à febre amarela

Com a baixa procura pela vacina, a ação tem o objetivo de chamar mais uma vez a atenção da população fluminense para a importância da imunização contra  a doença

A Secretaria de Estado de Saúde realiza, neste sábado (03), um novo Dia D de vacinação contra a febre amarela em todos os 92 municípios do estado. Essa é a terceira grande mobilização realizada pela SES desde a entrada do vírus da febre amarela no território fluminense e tem como objetivo ampliar ainda mais a cobertura vacinal contra a doença. A expectativa é vacinar cerca de 500 mil pessoas.

“A vacinação em massa é a única forma de contermos o avanço da febre amarela no estado. Já vacinamos mais de dez milhões de pessoas, mas ainda precisamos imunizar cerca de quatro milhões de cidadãos. Saímos de um percentual de 3% da população vacinada para mais de 71%. Nosso objetivo é imunizar 14 milhões de pessoas e vamos continuar a campanha até que todo nosso publico alvo esteja vacinado” afirmou o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Jr.

Assim como aconteceu no último dia D, realizado em 27 de janeiro, a mobilização contará com os postos municipais de saúde, 29 UPAs e 11 hospitais da rede estadual. A ação terá ainda apoio de unidades do Corpo de Bombeiros, além de tendas (montadas pela SES nas principais cidades) que funcionarão de 8h às 17h, ampliando os pontos de vacinação.

Fracionamento – Em 25 de janeiro, seguindo a orientação do Ministério da Saúde, 15 municípios da região metropolitana passaram a fornecer doses fracionadas da vacina. Fazem parte da campanha de fracionamento as cidades de Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Queimados, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti e Seropédica. Nos demais municípios do estado serão aplicadas doses padrão da vacina.

Quem não deve tomar a dose fracionada: 

– crianças de 9 meses a menores de dois anos;

– pessoas com condições clínicas especiais (vivendo com HIV/Aids, ao final do tratamento de quimioterapia, pacientes com doenças hematológicas, entre outras);

– gestantes;

– viajante internacional (devem apresentar comprovante de viagem no ato da vacinação)

Estratégia – Em janeiro de 2017, a Secretaria de Estado de Saúde adotou medidas preventivas e, antes mesmo de registrar os primeiros casos de febre amarela no território fluminense, iniciou a criação de cinturões de bloqueio, recomendando a vacinação contra a doença, principalmente em municípios de divisa com Espírito Santo e Minas Gerais (áreas de risco para a doença na época). Desde julho do ano passado, todos os 92 municípios do estado foram incluídos na área de recomendação da vacina e receberam doses para imunizar a população.

Hemorio – Visando manter os estoques de sangue, o Hemorio estará oferecendo doses de vacina, neste sábado (03),  para os voluntários que doarem sangue ou que forem considerados inaptos após passar pela triagem clínica.  Quem tomou a vacina contra a febre amarela há mais de quatro semanas pode doar sangue normalmente. Quem teve a doença também, desde que esteja curado há mais de um ano.

 

Para mais informações sobre a doença ou saber onde se vacinar acesse http://www.febreamarelarj.com.br/locais-de-vacinacao