Cidade

Cieps abandonados em Niterói serão transformados em Espaço Nova Geração

Rio de Janeiro – RJ – 20.02.2018 – O governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão; o secretário de Estado de Educação, Wagner Victer; e o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, assinam termo de cessão dos Cieps 049 – Professor Anísio Teixeira, no Fonseca, e 446 – Esther Bueno Orestes, no Cantagalo, em Niterói, desativados, respectivamente, em 2010 e 2013. A iniciativa visa incrementar a Educação Básica no município de Niterói. Foto: Paulo Vitor.

Prefeitura de Niterói formalizou nesta terça-feira a municipalização das antigas escolas, onde serão desenvolvidas atividades de educação, cultura, esporte e lazer

Dois Cieps que há anos estão abandonados pelo governo estadual foram municipalizados pela Prefeitura de Niterói. Na tarde desta terça-feira (20.02), o prefeito Rodrigo Neves e o governador Luiz Fernando Pezão assinaram, no Palácio Guanabara, o documento que formaliza a transferência das duas unidades estaduais de educação para o município. As antigas escolas, localizadas no Cantagalo, na descida do Parque da Colina, e na divisa dos bairros Fonseca e Cubango, na Travessa Luís de Matos, serão transformadas em Espaço Nova Geração, no qual serão desenvolvidos atividades e projetos de educação, cultura, esporte e lazer para crianças e jovens dos 6 aos 16 anos.

 

Rio de Janeiro – RJ – 20.02.2018 – O governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão; o secretário de Estado de Educação, Wagner Victer; e o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, assinam termo de cessão dos Cieps 049 – Professor Anísio Teixeira, no Fonseca, e 446 – Esther Bueno Orestes, no Cantagalo, em Niterói, desativados, respectivamente, em 2010 e 2013. Foto: Paulo Vitor.

“Hoje concluímos esse processo tão importante que é a municipalização dos Cieps do Cantagalo e o do Fonseca, que estão localizados em áreas muito degradadas e abandonadas há muito tempo. Como a prefeitura tem recebido reclamações, demandas e sugestões em relação a esses equipamentos, nós buscamos o diálogo com o secretário estadual de Educação, Wagner Victer, e nos propusemos a assumir esses espaços. A partir dessa municipalização, nós vamos estruturar no primeiro semestre um projeto de recuperação dessas áreas, para que no segundo semestre uma grande obra seja realizada para viabilizar um conjunto de atividades de educação, cultura, formação técnica, esporte e lazer com foco especialmente na infância e na juventude”, destacou o prefeito Rodrigo Neves.

O governador Pezão elogiou o trabalho na área de educação que vem sendo realizado pela Prefeitura de Niterói, e disse que acredita que os municípios devem investir cada vez mais na pré-escola e na saúde básica.

“O prefeito está no caminho certo ao investir o máximo de recursos na educação, principalmente na pré-escola e creches. A oferta e a melhoria da educação básica são políticas públicas eficientes que levam oportunidades de crescimento aos jovens” declarou o governador.

Foto: Luciana Carneiro

O secretário de Estado de Educação, Wagner Victer, explicou que as unidades de ensino, localizadas nos bairros Fonseca e Cantagalo, vão atender à demanda dessas regiões e serão espaços de desenvolvimento da educação básica e da cultura.

Também participaram do encontro a secretária municipal de Educação, Flávia Monteiro de Barros, também participaram do encontro. Também estavam presentes o secretário estadual da Casa Civil, Cristino Áureo, o secretário municipal de Cultura, Marcos Gomes, e o Coordenador da Juventude da prefeitura, Robson Guimarães José  Filho, o Binho.

 

Municipalizações nas áreas social, de cultura e de segurança

O prefeito Rodrigo Neves disse que, ao longo dos últimos anos,  tem feito um trabalho importante de municipalização de equipamentos do estado que estão abandonados em Niterói.

“Esses equipamentos são importantes para a vida de cada um de nós, como a Biblioteca Estadual de Niterói, que tinha fechado e a prefeitura municipalizou e reabriu. Também reabrimos o Restaurante Popular  Jorge Amado, no Centro de Niterói,  que já serviu mais de 500 mil refeições aos que mais precisam, aos que sofrem com a crise social no Rio de Janeiro e do Brasil”, afirmou.

Neves destacou, ainda, os esforços e investimentos de recursos da prefeitura no apoio às polícias do estado, com a recuperação de equipamentos e viaturas, na construção de delegacias e no auxílio aos policiais para que eles não sofram pela falta de apoio resultante da  crise administrativa do estado”, ressaltou.

 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top