Programas de qualificação vão atender a 4,1 mil trabalhadores

Serão 27 cursos gratuitos distribuídos em todo o Estado do Rio

A Secretaria de Trabalho e Renda vai qualificar e aperfeiçoar profissionalmente 4.130 trabalhadores em 27 cursos distribuídos em todo o estado ao longo deste ano. O projeto terá verba de R$ 3,3 milhões do Programa Brasileiro de Qualificação Social Profissional (Qualifica Brasil), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), além da participação de universidades, ONGs e empresas captadas em convênios sem ônus. Os cursos são totalmente gratuitos.

Para estar apto a participar do programa, o trabalhador deve se dirigir a uma unidade do Sistema Nacional de Empregos (Sine-RJ), se inscrever ou atualizar seu perfil no banco de dados. Em 2017, a secretaria qualificou 2.214 pessoas em mais de 40 cursos realizados nas duas Casas do Trabalhador (Manguinhos e Ilha do Governador) e por meio de convênios com a Universidade Castelo Branco (UCB), da Organização Não Governamental (ONG) Favela Mundo e da empresa de conservação Clean Soluções.

“Esta é uma oportunidade para o trabalhador redirecionar seus esforços para voltar ao mercado, mas também é uma opção para os que estão empregados, na medida em que devemos sempre nos aperfeiçoar na área em que atuamos. Além disso, é uma chance para as empresas que buscam profissionais atualizados no mercado” afirmou o secretário de Trabalho e Renda, Milton Rattes.
Confira as capacitações
Entre as propostas de qualificação, o trabalhador irá encontrar formação e aperfeiçoamento para Porteiro e Vigia; Encarregado de Limpeza; Gestão de Segurança Patrimonial; Técnica de Vendas; Motivação para o Mercado de Trabalho; Grafite; Maquiagem Social; Decoração de Unhas; Turbantes e Tranças Afro; Fantasias e Adereços; Maquiagem Artística; Noções Básicas de Marketing; Metodologia 5S; Gerenciamento de Mídias Digitais; Técnicas de Vendas; Gestão Profissional; Atendimento ao Cliente; Excel e Word; Noções Básicas de Inglês; Noções Básicas de Francês; Preparação para Entrevistas de Empregos; Assistente Administrativo; Consultor de Vendas ( Vendedor de Comércio Varejista); Cuidador de Idosos; Eletricista e Instalador de Baixa Tensão; Reparador de Telefone; Profissional de Hotelaria (Porteiro de Hotel, Recepcionista de Hotel, Camareiro de Hotel); Profissional de Varejo (Operador de caixa e repositor); Profissional de Conservação e Limpeza; Profissional de Produção (Alimentador de linha de produção e tecnólogo em logística e transporte); Barbearia; Design de Sobrancelha; Cestaria em Jornal; Artesanato (Diversos); Empreendedorismo; Agente Social Comunitário; Fotografia; Maquiagem; Laços e fitas decoradas; Curso de Alemão/URFJ; Relógios em Jornal; Laboratório de Corte e Costura; Bijouterias; e Cursos de Gastronomia Sustentável.

Fonte: Imprensa RJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inline
Inline