Cidade

Prefeitura de Niterói faz ação socioeducativa em três bairros da cidade

A Prefeitura de Niterói realizou nesta sexta-feira (16/2), em três bairros da cidade, uma ação conjunta entre a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Guarda Municipal, Secretaria de Ordem Pública e Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) para atendimento de pessoas em situação de rua. As ações ocorreram em São Francisco, Icaraí, na Avenida Ary Parreiras, e em São Domingos. Durante o trabalho socioeducativo, as pessoas foram convidadas para o acolhimento nos abrigos municipais. De acordo com a legislação brasileira, a ida e permanência nas casas de acolhimento não é compulsória.


Na ação, foram abordadas nove pessoas. Os educadores sociais conversaram e convidaram as pessoas para o Centro Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), onde podem receber atendimento psicólogo e assistência social, e dá-se início ao processo de reinserção social, com a busca e retomada do contato com as famílias, encaminhamento para os centros de acolhimento e o recambiamento para seus municípios de origem.

Ações deste tipo ocorrem diariamente na cidade em diversos bairros. Niterói possui cinco centros de acolhimento totalmente equipados para atender e receber a população em situação de rua ou em vulnerabilidade social. Não há insuficiência de vagas nos centros de acolhimento de Niterói.

 

Também são realizadas ações especiais, com órgãos como o Conselho Tutelar, Polícia Civil e Militar, de acordo com a demanda.

Fotos: divulgação
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top