Cidade

Niterói recebe prêmio por saneamento

Cidade conquista o primeiro lugar do estado em ranking elaborado pela Associação Brasileira de Engenharia e Saneamento Ambiental

A Prefeitura de Niterói foi premiada, no fim da tarde desta segunda-feira (5/2), como uma das melhores cidades em saneamento do país. O prêmio foi concedido pela Associação Brasileira de Engenharia e Saneamento Ambiental  (Abes), que avaliou quase 250 cidades no Brasil. Niterói ficou com o primeiro lugar no estado do Rio de Janeiro e o décimo no Brasil, no recém-criado ranking Abes de Universalização do Saneamento, entre as cidades com mais de 100 mil habitantes.

 

O prêmio foi entregue ao secretário Executivo de Niterói, Axel Grael, e à secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, que representaram o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, durante cerimônia realizada em São Paulo.

O prêmio – O ranking Abes, elaborado pela primeira vez no ano passado, avalia as condições de universalização do saneamento com base em indicadores de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, coleta e destinação de resíduos sólidos nas cidades com mais de 100 mil habitantes  em todo o país. Foram avaliados pela associação 231 municípios que disponibilizaram seus dados, em 2015, ao Datasus, do Ministério da Saúde.

Abes – Criada em 1966, a Abes é uma associação que reúne cerca de 20 mil associados entre engenheiros, ambientalistas e especialistas em saneamento, meio ambiente e saúde. Na cerimônia, ficou acertada a criação de um observatório do saneamento com participação de acadêmicos da Universidade de São Paulo (USP).

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top