Política

Leonardo Giordano é o pré-candidato do PCdoB ao governo do estado

Leonardo Giordano é o pré-candidato do PCdoB ao governo do estado
O PCdoB (Partido Comunista do Brasil) aprovou, no dia 27 de Janeiro, a pré-candidatura do vereador de Niterói, Leonardo Giordano, ao governo do Estado do Rio de Janeiro. Em nota o partido informou que pretende apresentar um programa que enfrente a crise estadual com retomada do desenvolvimento enquanto replica a defesa de uma frente ampla, agora no estado do Rio, como faz a candidata à Presidência da República pelo partido, Manuela D’Ávila. Tanto o programa quanto a confirmação da pré-candidatura serão alvo de debate na reunião do Comitê Estadual do PCdoB-RJ, prevista para fevereiro.
 “Leonardo Giordano é uma importante presença no quadro partidário, é uma liderança íntegra e firme na defesa dos direitos do povo fluminense, da cultura popular, e da luta contra todas as formas de discriminação social. Sempre teve em sua vida um compromisso inquebrantável com o futuro de nossa juventude, do estado do Rio de Janeiro e do Brasil. Estado hoje afundado em uma crise sem precedentes, o vereador Leonardo conta com uma forte confiança e apoio do coletivo partidário para construir uma alternativa democrática e popular para o Rio de Janeiro. Terá todas as condições de dialogar para unir as forças progressistas e democráticas do estado, com o objetivo de construir uma agenda programática em defesa de um estado desenvolvido, democrático e de paz, à luz de um projeto de nação”, afirma o presidente estadual do PCdoB-RJ, João Batista Lemos.
Leonardo Giordano nasceu em São Fidélis (RJ), mas vive em Niterói desde 1994. Atuou inicialmente em política no movimento estudantil, ainda aos 15 anos. Fez sua primeira campanha eleitoral nos ônibus e nos sinais de trânsito da cidade, em cima de um caixote, tendo contato direto com a população. Assumiu o primeiro mandato de vereador como suplente em 2007. Foi eleito em 2012 e reeleito em 2016 para a mesma função.
Teve experiências administrativas na prefeitura durante o governo Godofredo Pinto, idealizando e dirigindo a Subsecretaria de Defesa do Cidadão e Consumidor, tendo sido convidado em seguida a ocupar a Subsecretaria do Meio Ambiente, onde travou uma luta pela demarcação das reservas verdes, e por fim, ocupou a Subsecretaria de Orçamento Participativo, onde desenvolveu mecanismos de participação popular direta.
Vereador Leonardo Giordano e a Deputada Jandira Feghali (PCdoB)

Outra marca de sua atuação política é a participação em organizações de direitos humanos e contra a discriminação de gênero, como o Grupo Diversidade Niterói (GDN), de que é um dos fundadores. Entre suas realizações, está a criação e a regulamentação de um Sistema Municipal de Cultura, que aponta as obrigações do poder público e garante os direitos culturais do cidadão, e a ter sido proponente e presidente da CPI da Ampla/Enel.

“Há uma enorme necessidade de se lutar contra o retrocesso nos direitos sociais e enfrentar a crise com propostas, ousadia e firmeza. Ao mesmo tempo, é um momento de renovação das lideranças políticas. A nossa tarefa vai ser apresentar para o conjunto da população do estado do Rio de Janeiro ideias, propostas e programa dos socialistas”, afirma Leonardo Giordano.