Delegação portuguesa visita Niterói para discutir saneamento e destinação de resíduos sólidos

Uma comitiva de Portugal chegou a Niterói neste sábado (27) e ficará até segunda-feira (29). O grupo está na cidade para trocar experiências e apresentar a expertise dos órgãos governamentais e da iniciativa privada do país europeu nas áreas de saneamento e do manejo dos resíduos sólidos.

O grupo, comandado pelo secretário de Estado do Ambiente de Portugal (equivalente ao ministro do Meio Ambiente no Brasil), Carlos Martins, cumprirá uma extensa agenda, que começou neste sábado com uma visita ao Parque das Águas, no Centro. Participaram do encontro representantes da Prefeitura de Niterói, Clin, Econit e Águas de Niterói.

Os portugueses foram recepcionados pelo secretário Executivo da Prefeitura de Niterói, Axel Grael, que fez uma apresentação dos principais programas e projetos da prefeitura nas áreas de preservação ambiental, saneamento e mobilidade. Em contrapartida, o secretário do Ambiente de Portugal falou da experiência de seu país na área de saneamento e destinação sustentável dos resíduos.

Axel Grael, destacou que a experiência de Portugal nessas áreas serão de grande ajuda para Niterói e o país.

“Eu sempre tenho Portugal como um exemplo a ser seguido. Portugal saiu, num período entre 10 e 15 anos, de uma realidade igual à do Brasil de hoje para uma realidade europeia, com um nível muito bom. Niterói é um caso à parte, temos hoje um dos melhores sistemas de saneamento do país, mas o Brasil como um todo tem uma performance muito ruim nessa área. Nós temos que aprender com os portugueses, Nós estamos patinando há décadas e ainda não temos boas luzes no fim do túnel em termos de saneamento. É bom para nós termos um bom modelo como o Português para nos inspirar”, disse Axel.

Hoje, domingo, os portugueses fazem um tour para conhecer as belezas da cidade, e na segunda, no MAC, haverá reunião com representantes do Conleste e empresários portugueses.

O objetivo das atividades é fazer uma aproximação, apresentação institucional e debate da comitiva portuguesa visando o debate sobre eventuais projetos, consultorias, parcerias institucionais ou empresariais nas áreas do saneamento, gestão e valorização dos resíduos sólidos urbanos, gestão de bacias, despoluição de rios e lagoas.

Fotos: Luciana Carneiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *