Horto do Fonseca será transformado no Jardim Botânico de Niterói

A transformação do Horto do Fonseca em Jardim Botânico de Niterói está cada vez mais perto. Na manhã desta segunda-feira (15/1), o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, esteve visitando a principal área de lazer da Zona Norte, e anunciou que a última etapa que faltava para este processo, que é a construção do herbário, começa nas próximas semanas. Neves ressaltou que com esta iniciativa, este será o segundo Jardim Botânico do Estado. Ele também falou sobre outras melhorias que estão sendo realizadas no parque, como a reforma da pista de caminhada.

“O herbário será um centro de pesquisa na área da botânica e esta unidade terá a parceria de universidades, como a Universidade Federal Fluminense (UFF). A previsão é de que a obra esteja concluída em quatro meses”, afirmou.

A pista de caminhada é outra área que receberá melhorias. Com aproximadamente 700 metros, será nivelada, terá a recuperação da drenagem superficial e a colocação do piso de saibro.

O prefeito ressaltou que com a revitalização, o Horto ganhou pista de patinação, área cultural, quiosque de alimentação, banheiros, Parcão e o terceiro maior Skate Park da América Latina. E, no ano passado, por meio de uma parceria com a Ecoponte, foi inaugurado um viveiro que produz cerca de 40 mil mudas por ano.

“Estamos investindo na recuperação e na construção de novas áreas de lazer e convivência em toda a cidade, garantindo mais qualidade de vida para os niteroienses”, enfatizou Neves.

Viveiro – Com capacidade para produzir, por ano, mais de 40 mil mudas de espécies de floresta nativa da Mata Atlântica, o viveiro do Horto do Fonseca está funcionando a pleno vapor. A unidade, que passou por processo de revitalização, através de um convênio entre a Prefeitura de Niterói e a Ecoponte, já conta com mais de nove mil mudas semeadas e em fase de crescimento. As plantas serão usadas para o reflorestamento de áreas degradas, além de ações educacionais e sócio-ambientais. Entre as primeiras espécies que estão sendo semeadas estão Jacarandá, Pitanga, Manduirana, Angico Vermelho, Tamboril, Imbuia e Pau-Ferro.

Fotos: Luciana Carneiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *