Notícias

Ação sobre saúde mental domingo no Campo de São Bento

Ação sobre saúde mental domingo no Campo de São Bento

O Coletivo Virgínia Bicudo, grupo de apoio não-terapêutico composto por pacientes em tratamento com transtornos mentais, profissionais da área de saúde e neuropedagogia realiza, em parceria com a Campanha Janeiro Branco, neste domingo (14.01) às 10h, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, dentro do Campo de São Bento, ação de conscientização e sensibilização sobre saúde mental.

Ao estruturar as ações que seriam realizadas para o mês de janeiro, uma das psicólogas e arte-educadora da roda de conversa, a paulistana Carla F. França Rosa sugeriu o contato com a Campanha Janeiro Branco, idealizada por Leonardo Abrahão, para unir forças que pudessem demonstrar afeto e acolhimento. Assim, levantou-se a ideia de levar para as ruas de Niterói o ato Abraços Grátis sugerindo o slogan do Janeiro Branco: “quem cuida da mente, cuida da vida”.

– Os especialistas garantem que além da sensação de bem-estar e satisfação imediatas, que o abraço proporciona, existem muitos outros benefícios tanto físico, como emocional de quem for envolvido em um abraço. É comprovado cientificamente que pessoas que dão e recebem abraços frequentemente regulam o batimento do coração e a pressão sanguínea, diminuindo assim a possibilidade de doenças cardíacas. O sistema imunológico também se fortalece, já que o hormônio responsável por combater infecções no organismo é liberado, além disso, outro hormônio importante é a ocitocina, o hormônio do amor, que proporciona sensação de prazer, bem-estar físico, emocional e uma forte sensação de segurança, destaca o psicólogo do Coletivo Virgínia Bicudo, Henrique Barreto.

De acordo com psicólogo Leonardo Abrahão, idealizador da Campanha Janeiro Branco, apesar da necessidade evidente de colocar o assunto em pauta, muito pouco ainda se discute a respeito.

– Através da Campanha Janeiro Branco pretendemos estimular a criação de uma ‘cultura da saúde mental’ no mundo e, ao mesmo tempo, difundir um conceito ampliado de Saúde Mental/Saúde Emocional como um estado de equilíbrio – individual e coletivo – sem o qual não é possível viver satisfatoriamente em sociedade. Escolhemos o mês de janeiro para mobilização pelo fato de que, por força cultural da simbologia atribuída à virada de ano, as pessoas estão predispostas a pensar sobre as suas vidas em diversos aspectos e, a cor branca, porque, também simbolicamente, queremos mostrar às pessoas que, como em uma folha em branco, qualquer um pode escrever e reescrever a sua própria história, desenhando e redesenhando novas possibilidades perante a vida”, pontua Abrahão.

Assim, o Coletivo Virgínia Bicudo convoca toda a população de Niterói para participar deste ato em favor da saúde mental, em desenhar novos caminhos e olhar para dentro com carinho, respeito e compaixão.

SERVIÇO:

Data: 14/01

Horário: 10h

Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
Acesse a página do evento para mais informações: