Notícias

Plantio de mudas nativas da Mata Atlântica no Pé Pequeno

Plantio de mudas nativas da Mata Atlântica no Pé Pequeno

Ação conta com adubo orgânico cedido por shopping da cidade

A Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) retomou as ações de plantio na cidade na primeira semana de 2018. Este ano, com uma novidade: por meio do projeto Verdes Notáveis, foi firmada uma parceria entre o Município e o Plaza Shopping Niterói, que possibilitará o uso de adubo orgânico (resíduos orgânicos de restaurantes do empreendimento comercial), no plantio.

O bairro Pé Pequeno, na Zona Sul da cidade, foi o primeiro a receber a ação, que começou nesta sexta-feira (5/1). A região será beneficiada com 70 mudas adequadas ao meio urbano, de árvores como Sibipirunas e Pau Ferro, nas ruas Itaguaí, Itaocara, Mangaratiba e Miracema, entre outras.

Parceria – A Seconser receberá, em média, duas toneladas de composto orgânico, por mês, do shopping. Com a iniciativa, o empreendimento encontrou uma maneira de aproveitar os resíduos 100 % orgânicos de alguns restaurantes da área da expansão e da praça de alimentação, para que fossem destinados de maneira adequada, com uma iniciativa sustentável. O material passou por análise agronômica, que constatou que o adubo gerado é de ótima qualidade e enquadra-se como fertilizante orgânico “Classe A”, podendo ser utilizado com segurança em áreas verdes.

“O Plaza mantém uma parceria de longo prazo com a Prefeitura por meio de ações em comum, como a exposição Semana do Meio Ambiente, que já acontece há dois anos consecutivos com o apoio da Clin e da Secretaria de Meio Ambiente de Niterói. Agora, com a nossa participação no projeto Verdes Notáveis, estamos indo ao encontro de ações sustentáveis. E, também, estamos deixando nosso legado na cidade, contribuindo para o reflorestamento de Niterói”, orgulha-se a gerente de marketing, Sara Elydio.