Cidades

Réveillon da Paz em Niterói recebe cerca de 600 mil pessoas

Foto: Luciana Carneiro
Foto: Luciana Carneiro

Queima de fogos em Icaraí teve duração de 18 minutos

Cerca de 600 mil pessoas participaram do Réveillon da Paz em Niterói. A festa na Praia de Icaraí começou por volta das 19 horas com a apresentação de artistas niteroienses e da banda mineira Skank. A organização contou com cerca de mil agentes, entre policiais e guardas municipais, distribuídos pela orla e em pontos estratégicos na Zona Sul, para garantir a segurança do evento, que não registrou ocorrências graves. Também foram realizados 179 atendimentos médicos, a maioria relacionada ao abuso do álcool, e nenhum caso foi considerado grave. Às 10h de segunda-feira (1o), a limpeza da praia já estava concluída.

A primeira a subir no palco foi a cantora Lary. Em seguida, as bandas Bicho Solto e JPG, além dos jovens do Projeto More. Já o grupo mineiro Skank, grande atração da noite, comandou a festa logo depois da queima de fogos.

No céu, um espetáculo de luz e cores com duração de 18 minutos, anunciou a chegada de 2018. O show pirotécnico, que teve três minutos a mais do que na virada 2016/2017, surpreendeu o público com um majestoso arco íris no céu de Icaraí, além de coqueiros, estrelas e corações. Aproximadamente 11 mil bombas, em cinco balsas na Baía da Guanabara, foram detonadas. As embarcações foram posicionadas a 500 metros da área de arrebentação, de acordo com as normas de segurança da Capitania dos Portos.

O público também pôde assistir aos shows e acompanhar a contagem da virada em seis telões, sendo quatro torres e dois nas laterais do palco. Sucesso em 2016, as selfies voltaram com tudo para a festa da virada 2017/2018. O público interagiu mandando suas fotos, que foram reproduzidas nos telões na extensão da Praia. Este ano, quem foi à festa em Icaraí contou, ainda, com dez foodtrucks distribuídos ao longo da Praia em cinco pontos, com dois veículos em cada.

Foto: Bruno Eduardo Alves

Segurança – Cerca de mil agentes de Segurança Pública trabalharam no Réveillon da Paz de Niterói. Para a festa, o 12º Batalhão designou 500 policiais militares e a Guarda Municipal completou o efetivo. Não foram registradas ocorrências graves. Os guardas também atuaram no ordenamento das ruas, orientando para que ambulantes não cadastrados saíssem do local. Foram realizadas 93 autuações de trânsito e 9 veículos foram removidos no Centro da cidade. Em Icaraí, foram 88 autuações e 11 remoções.

Foto: Léo Zulluh

Emergências médicas – A festa contou com dois postos médicos: um atrás do palco e outro na frente, ambos com enfermeiros de plantão durante todo o evento, além de sete ambulâncias contratadas, do Corpo de Bombeiros e do SAMU. Foram realizados 179 atendimentos médicos no evento, nenhum considerado grave, e a maioria relacionada ao abuso do álcool.

Clin recolhe 67 toneladas de resíduos após festa

A Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN) montou um esquema especial de limpeza das vias públicas e praias para o pós Réveillon. A operação foi iniciada às 6 horas desta segunda-feira e a limpeza foi concluída por volta das 10h.

Foram 800 funcionários realizando o serviço de limpeza das vias, sendo que 45% ficaram concentrados na área da praia de Icaraí. Para auxiliar o trabalho manual a CLIN utilizou diversos equipamentos específicos. Foram disponibilizados para a operação, 100 contêineres e um total de 64 equipamentos, entre caminhões basculantes, pás mecânicas, retroescavadeiras e bob-cat (tratorzinho), além de pipa d’água, utilizando água de reuso, para 2 lavagens que concluíram a limpeza com desodorizador de eucalipto.

No total, foram recolhidas das praias da cidade cerca de 67 toneladas de resíduos, sendo cerca de 46 toneladas apenas da praia de Icaraí. Os materiais mais encontrados foram: garrafa pet, garrafas de vidro e latas de alumínio.

Foto: Divulgação

Reciclagem – Uma ação social e ambiental foi realizada durante a celebração na praia de Icaraí, graças a uma parceria da CLIN com a cooperativa de catadores Ecoponto.  Coletores estiveram espalhados pela praia, conscientizando a população sobre a importância da reciclagem. Próximo aos foodtrucks, recipientes foram disponibilizados para que todo o lixo reciclável fosse separado e pudesse ter o destino final adequado. Toda a renda arrecadada com os recicláveis recolhidos será revertida para uma ação social.

Por conta dessa ação foi possível notar uma diminuição significa na quantidade de resíduos descartados irregularmente, em comparação com o ano anterior, onde 98 toneladas foram recolhidas.

Foto: Divulgação

Foto título: Luciana Carneiro