Cidades

Guarda Municipal de Niterói se reúne para celebrar seus 80 anos de história

Guarda Municipal de Niterói se reúne para celebrar seus 80 anos de história

Solenidade, na Cidade da Ordem Pública, contou com a presença de veteranos, agentes da ativa e tropa mirim

A Guarda Municipal de Niterói comemorou, nesta quinta-feira (28), suas oito décadas de prestação de serviços à população niteroiense. Em solenidade na Cidade da Ordem Pública, no Barreto, a comemoração reuniu a tropa mirim, formada por filhos e netos de agentes, e os grandes homenageados do dia: os veteranos da guarda.

O secretário de Ordem Pública, Gilson Chagas, lembrou que a Guarda se prepara para realizar novo concurso público. A corporação chegará a mil servidores, o máximo permitido de acordo com o número habitantes de Niterói. Ele ainda frisou a importância da presença dos agentes já aposentados, e dos pequenos da tropa mirim.

“Essa instituição olha para o seu passado, valoriza seu futuro e trabalha com seu presente. A Guarda Municipal vem desempenhando, cada vez mais, papel importante na área de segurança urbana. O concurso que será realizado em 2018 vai ampliar o nosso efetivo, que vai chegar a quase 1000 agentes”, disse.

Graduado mais antigo da Guarda, João José Alves, o inspetor Netto, de 60 anos, foi homenageado pelo neto, Enzo, de 5 anos, integrante da tropa mirim. Neto de militar, o agente contou que já contabiliza mais de quatro décadas de guarda municipal, acompanhando o crescimento da corporação.

“A GM passou por momentos muito difíceis, já fomos só 150. Hoje somos 590, graças à persistência e perseverança da corporação, que foi se renovando e crescendo. A presença da tropa mirim dá continuidade ao trabalho da guarda”, disse o veterano, que acumula 41 anos de Guarda.

Criada no dia 28 de dezembro de 1937, a Guarda de Niterói vem, desde 2013, passando por uma série de mudanças, como a aquisição de viaturas e equipamentos não letais; implantação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR); realização do maior concurso da história da Instituição, que dobrou o efetivo para 600 servidores; implantação do Regime Adicional de Serviço (RAS), que garante ao guarda direito fazer horas extras em suas folgas; além da sua nova sede, a Cidade da Ordem Pública – palco da solenidade – que foi inaugurada em 2015.

Fotos: Luciana Carneiro