Política

Funcionários da Clin recebem moção de aplausos na Câmara de Vereadores de Niterói

Funcionários da Clin recebem moção de aplausos na Câmara de Vereadores de Niterói

Homenagem foi em reconhecimento aos relevantes serviços prestados no município

O Sindicato de Trabalhadores em Asseio, Conservação e Limpeza Urbana (Sintacluns) promoveu na noite da última segunda-feira (27/11), na Câmara de Vereadores de Niterói, uma homenagem aos trabalhadores da Companhia de Limpeza Urbana (Clin), em reconhecimento aos relevantes serviços prestados no município. Este ano, a cidade conquistou o primeiro lugar no Estado do Rio, e o segundo no ranking nacional, do Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (Islu), no qual foram avaliados 3.049 municípios de todo o País, incluindo as capitais. Niterói obteve excelentes índices ficando atrás somente da cidade de Maringá, no Paraná.

Atualmente, a Clin recolhe aproximadamente 13.334 toneladas, por mês, de resíduo de coleta domiciliar e 3.167 toneladas de varrição. Outros resíduos como galhos, lodos e entulhos chegam a acumular 3.500 toneladas. Os resíduos recicláveis já chegam a 200 toneladas recolhidas mensalmente.

Esta foi a segunda edição do Islu, que é desenvolvido pelo Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana (Selur) e pela PwC, que avaliou os municípios com base em critérios como impacto ambiental e engajamento da sociedade na destinação do lixo.

“É um orgulho para Niterói ver o resultado desta pesquisa. Estou muito feliz em participar dessa homenagem realizada pelo Sintacluns. Niterói está totalmente dentro do que preconiza a Lei Nacional dos Resíduos Sólidos. A Clin conta com uma equipe de profissionais muito dedicados, ter esse reconhecimento é muito gratificante e faz todo nosso empenho diário valer a pena”, afirma o presidente da Clin, Luiz Carlos Fróes Garcia.