Social

Caminhão escola do projeto Força na Peruca, da Fundação Laço Rosa, chega à Niterói

Depois de Curitiba, Goiânia, Salvador e Rio de Janeiro, o caminhão escola do projeto Força na Peruca, da Fundação Laço Rosa, desembarca no Caminho Niemeyer, no Centro de Niterói, onde permanece até 21 de novembro. O programa inédito de empreendedorismo capacita para o ofício de peruqueiro e pretende formar, ao fim do percurso, cerca de 100 novos especialistas, com a perspectiva de ampliar a entrega gratuita de perucas a pacientes em tratamento do câncer. A inciativa conta com o apoio da Prefeitura de Niterói e do Movimento Niterói Mais Humana.

Coordenadora da Niterói Mais Humana, a primeira-dama de Niterói, Fernanda Sixel, estaca a importância da iniciativa: “Oferecer profissionalização associada a um projeto de conscientização acerca do Câncer de Mama, que afeta milhares de mulheres, é fundamental. Niterói recebe o Projeto Força na Peruca de braços abertos, oferecendo todo o suporte necessário para seu sucesso”.

O curso será realizado em dois turnos (manhã de 8h às 13h e tarde de 13h30 às 18h30) para formação de 20 alunos, no período de 1º a 21 de novembro, no Caminho Niemeyer. A unidade móvel também contará com postos de coleta de cabelos (a partir de 20 cm) e de doação de perucas para pacientes com câncer.

“O Força na Peruca itinerante é um programa nacional inédito, pensado para beneficiar toda cadeia. Pacientes que não podem pagar e que recebem um novo acessório; alunos que aprendem um ofício nobre e vivenciam a solidariedade na prática; ONGs que formam uma rede de peruqueiros solidários; doadores que entendem que a doação de cabelo vai muito além do corte; e sociedade civil que se emociona com todo processo”, comemora a presidente voluntária da Fundação Laço Rosa, Marcelle Medeiros.

Ao final do curso, os participantes também estarão capacitados para se tornarem empreendedores, donos de seu próprio negócio e aptos a ajudarem as ONGs locais na produção de perucas. Na formatura do curso prático, cada aluno entregará uma peruca personalizada a um paciente e receberá seu certificado de conclusão.

Sobre a Niterói Mais Humana

A Niterói Mais Humana foi criada em 2013, pela primeira-dama da cidade Fernanda Sixel, com o objetivo de mobilizar diferentes atores sociais – governo, iniciativa privada e sociedade civil, favorecendo maior integração para o desenvolvimento de projetos e campanhas de responsabilidade social, assim como, colaborando também para o fortalecimento das instituições filantrópicas do município de Niterói.

Sobre a Fundação Laço Rosa

Desde 2011, a Fundação Laço Rosa  que nasceu a partir da emocionante história de vida de três irmãs  já contabiliza inúmeras conquistas de suas campanhas de conscientização sobre a detecção precoce de câncer de mama e o resgate da autoestima. Além do Banco de Perucas Online, um projeto de doação gratuita de perucas pela internet para pacientes em quimioterapia, que já atendeu famílias de todo o País, a Fundação Laço Rosa também está à frente de iniciativas como a Rosas do Morro, que leva a comunidades carentes informações sobre a doença e os direitos da mulher, e o Fórum de Política Públicas Câncer de Mama, desenvolvido pelo núcleo Advocacy da Laço Rosa.

Foto: Divulgação
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top