Cultura

Mostra da Oficina de Teatro do Colégio Salesiano

Mostra da Oficina de Teatro do Colégio Salesiano

O Colégio Salesiano Santa Rosa apresenta a sua tradicional Mostra da Oficina de Teatro. São vários espetáculos realizados ao longo dos meses de outubro, novembro e dezembro de 2017. Todos as peças têm entrada franca e são abertos ao público! 

Sobre a Oficina de Teatro

Em funcionamento desde 2003, a Oficina Livre de Teatro oferece aos alunos do Colégio Salesiano Santa Rosa atividades continuadas no âmbito das artes cênicas que incluem jogos dramáticos, improvisações, leituras, criação de personagens, performances e montagens de espetáculos. Estima-se que, ao longo dos anos, mais de mil alunos tenham passado pela oficina.
A Mostra da Oficina de Teatro é o momento do ano em que os grupos partilham seus processos criativos com a plateia numa celebração do encontro, da arte e do ato de ser humano. A Oficina conclui o ano de 2017 com sete grupos regulares e cerca de 100 alunos inscritos.

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO ABAIXO:

Tribobó City
Baseado na obra de Maria Clara Machado
A pacata cidade de Tribobó está em festa: o prefeito acaba de anunciar a construção da tão sonhada estrada de ferro. Acontece que uma misteriosa gangue de pistoleiros descobre ouro nas terras de Tribobó e essa valiosa descoberta vai mudar os rumos da cidade. Paródia aos filmes de faroeste, a história é repleta de aventura e suspense, neste texto de uma das mais importantes autoras do teatro brasileiro. 19 de outubro, quinta-feira, no auditório do CSSR. Sessão às 19h.

Uma Noite Horripilante
Texto desenvolvido em criação coletiva pelo grupo
Baseado em jogos teatrais e técnicas de improviso, a turma desenvolveu o seu próprio roteiro que conta a história de um grupo de amigos que decide se aventurar e investigar a misteriosa casa abandonada no fim da rua. Quais são os perigos e surpresas que os aguardam? Repleta de aventura, mistério e bom humor, a peça é diversão garantida!
18 de novembro, sábado, na sala de teatro*. Sessão às 18:30.

Os Saltimbancos
Baseado na obra de Chico Buarque
A peça, inspirada no conto dos irmãos Grimm “Os Músicos de Bremen”, narra a história do encontro de quatro animais que, sentindo-se explorados por seus patrões, resolvem fugir para a cidade e tentar a sorte como músicos. Fábula musical composta por Chico Buarque, este texto marca um importante capítulo da dramaturgia brasileira.
27 de outubro, sexta-feira, no auditório do CSSR. Sessão às 19h.

Pake, o parque
Texto desenvolvido em criação coletiva pelo grupo
Um novo parque de diversões vai ser inaugurado e todos na cidade estão muito animados com esse grande evento. Mas tudo pode mudar quando coisas misteriosas começam a acontecer. Quem será o culpado pelos desaparecimentos? Venha se divertir com essa história de aventura e mistério. 28 de outubro, sábado, na sala de teatro*. Sessão às 18:30

A nossa versão de Malala
Texto desenvolvido em criação coletiva pelo grupo
Malala é uma garota paquistanesa que adora brincar e estudar. Quando um novo grupo toma o poder em seu país, as meninas são proibidas de ir à escola, mas Malala não vai desistir de seus sonhos. A partir de jogos de improviso e baseado na biografia de Malala Yousafzai, o grupo propõe sua versão sobre a história da garota que aos doze anos de idade se tornou símbolo da luta pelos direitos humanos das mulheres ao acesso à educação além de ter se tornado a pessoa mais nova a ser laureada com o Prêmio Nobel da Paz. Uma história de luta, superação e de que é possível
um mundo melhor. 11 de novembro, sábado, na sala de teatro. Sessão às 17h

Reflexos de Medéia
Texto desenvolvido em criação coletiva baseado nas obras de Chico Buarque, Eurípedes e Dario Fo.
Partindo de um exercício de aproximação do teatro e da mitologia grega, o grupo se depara com o mito clássico de Jasão e Medéia. Uma história de amor e traição. Os reflexos de Medéia são as muitas faces dessa heroína. 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro, na sala de teatro*. Sessões às 19:30.

A Loja de Brinquedos
Texto desenvolvido em criação coletiva pelo grupo
Uma grande loja de brinquedos está prestes a ser inaugurada. Lá dentro, os bonecos ganham vida e podemos descobrir um pouco de sua vida secreta: o que pensam e como agem. Mas, como não existe uma fábrica de brinquedos, uma pergunta fica no ar: como surgem os brinquedos? Venha desvendar conosco esse mistério nessa história repleta de humor e aventura! 24 de novembro, sexta-feira, na sala de teatro*. Sessão às 19h

No Mundo da Fantasia
Texto desenvolvido em criação coletiva pelo grupo
Pedrinho é o reflexo das crianças da nossa era atual, conectada com a tecnologia, jogos e todas as possibilidades de interação com o mundo, porém quando a sua professora tenta lhe mostrar o universo da leitura ele é pego pela curiosidade de conhecer o novo através de uma grande biblioteca encantada. E ao tentar sair deste novo mundo junto com os seus amigos ele é obrigado a desbravar e se aventurar através das histórias e contos descobrindo assim
um local totalmente mágico e encantado. 07 de dezembro, quinta-feira, na sala de teatro. Sessão às 18h.

AÇÃO SOLIDÁRIA

Colabore com a doação de alimentos não perecíveis a serem direcionado ao Centro Juvenil Oratório Mamãe Margarida, obra social salesiana, que atende crianças e jovens carentes de Niterói (RJ).

Colégio Salesiano Santa Rosa

Rua Santa Rosa, 207. Niterói RJ – Tel: (021) 3578.9400

CEP 24240-225 [email protected]