Cidades

Niterói e Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) conversam sobre novas parcerias

Niterói e Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) conversam sobre novas parcerias

Acordos de cooperação foram tema do encontro entre prefeito Rodrigo Neves e novo diretor da instituição, Phillipe Orliange

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, recebeu, no início da tarde desta terça-feira (10/10), o novo diretor da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), Phillipe Orliange, e o gerente de projetos da instituição, Guilhermo Madrid.

No encontro, Neves apresentou um panorama da situação sócio-econômica e cultural da cidade, falou dos projetos implantados e que vêm sendo desenvolvidos nos últimos quatro anos de sua gestão, além de citar outras iniciativas a serem executadas nos próximos anos na cidade e também no Consórcio de Municípios do Leste Fluminense (Conleste).

IMG_9971
“Nós assumimos a gestão de Niterói num contexto muito adverso e num momento em que outros municípios vivenciavam um momento de abundância de recursos. Precisamos fazer um forte ajuste na economia e na gestão e preparar as bases do desenvolvimento de Niterói. Essas medidas permitiram que atravessássemos um dos momentos mais dramáticos da história do país e, sobretudo do estado”, explicou o prefeito.

Em seguida, Rodrigo Neves falou de planos para o futuro:

“Já temos uma parceria com a Agência Francesa de Desenvolvimento e pretendemos ampliar essa cooperação, com a celebração de um acordo que permita, em parceria também com a Cooperação Andina de Fomento (CAF), elaborar um estudo de viabilidade para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Niterói e, a exemplo do que fizemos aqui na cidade, um planejamento estratégico para as cidades do Conleste. E para isso, contamos com a participação da AFD”, destacou o prefeito.

Phillipe Orliange reforçou para o prefeito a intenção da agência em estabelecer novas parcerias.

“Percebemos que temos boas condições de estabelecer programas de desenvolvimento locais, a exemplo do que já fizemos em cidades como Medellin, na Colômbia, com a implantação do VLT, que era parte de um amplo projeto de desenvolvimento social. Nós gostamos muito deste tipo de relacionamento com as cidades, pois sabemos que o desenvolvimento sustentável só pode ocorrer se prefeitos se engajarem nessas iniciativas. Sou um admirador de Niterói e tenho certeza que poderemos avançar nessa e em novas parcerias”, disse Orliange.

O encontro, seguido de um almoço no Museu de Arte Contemporânea (MAC), teve a participação dos secretários de Cultura, Marcos Gomes, de Fazenda, Pablo Villarim, de Urbanismo, Renato Barandier, e da sub-coordenadora do Núcleo de Gestão Estratégica da prefeitura, Ellen Bennedetti.