Cultura

Evento internacional “Nuit Blanche” chega em Niterói

Evento internacional “Nuit Blanche” chega em Niterói

A primeira edição no Brasil do evento internacional “Nuit Blanche” – Noite em Claro, chega em Niterói para festejar os 50 anos da Aliança Francesa na cidade. O evento é uma festa anual que acontece sempre no primeiro sábado de outubro em Paris desde 2002, atraindo milhares de visitantes.

“Nuit Blanche” tornou-se referência nas artes visuais em todo o mundo. A proposta com a “Noite em Claro” em Niterói é realizar uma ação artística coletiva com foco na luz produzida sem energia elétrica. Os artistas participantes, com suas obras luminosas, percorrerão, junto com o público em geral, o percurso que separa os dois espaços culturais emblemáticos da cidade, explica a diretora da Aliança Francesa de Niterói, Peggy Giordano.

A temática da “Nuit Blanche” niteroiense seguirá o lema do evento deste ano em Paris: “Fazer juntos”. Para isso, a Aliança Francesa de Niterói promoverá um momento de união entre todos os participantes, com uma iluminação diferenciada.

O evento acontece no dia 07 de outubro no museu de Arte Contemporânea de Niterói, Mirante de Boa Viagem s/n – Boa Viagem – Niterói.

PROGRAMAÇÃO
Serão 44 propostas em execução no sábado 7 de outubro realizadas por 52 artistas para uma caminhada, pátio e para a varanda do MAC-Niterói.

CAMINHADA ARTÍSTICA
18H00
Concentração dos artistas com público participante no Museu do Ingá.

19H00
Início da caminhada.

19H15
Parada na Praça César Tinoco.

19H45
Continuação pela av. Engenheiro Martins Romeo.

20H30
Parada final no MAC-Niterói.

18H – 22H
Instalações e performances acontecem no pátio e na Varanda do MAC-Niterói. Encontro com Thomas KLUG e Erwan Le Bourdonnec que realizam In Situ sua obra luminosa.

n0001

n0002

n0003

n0004

Por: Aline Gonçalves e Felipe Rodrigues