Cultura

Festival do Rio em cartaz no Reserva Cultural Niterói

Festival do Rio em cartaz no Reserva Cultural Niterói

Pelo segundo ano consecutivo Niterói estará no roteiro oficial de exibição do Festival do Rio, que acontecerá na cidade de 5 a 15 de outubro. O festival será no Reserva Cultural Niterói, em São Domingos, que completou um ano em setembro, e já virou point para os cinéfilos. Serão 94 filmes numa seleção entre os melhores do festival, que terá tapete vermelho todos os dias com presença de badalados artistas e diretores.

Festival do Rio (1)

Jean Thomaz Bernardini, diretor do Reserva Cultural e da Imovision, ressaltou. “Niterói receberá os melhores filmes do festival. Um grande prestígio e uma honra para nós. Os niteroienses amantes do cinema não precisarão atravessar a ponte para assistir as mais recentes e inéditas produções do cinema mundial”.

Entre os destaques, por exemplo, para dia 13/10 às 21h15min o ator Nahuel Perez Biscayart, estrela do filme 120 Batimentos Por Minuto, já confirmou presença. O diretor do filme O Formidável, Michael Hazanavicius, também dará o ar da graça no evento às 19h.

O primeiro longa tem direção e roteiro de Robin Campillo, produção de Hugues Charbonneau and Marie e é um drama. Conta a história de um grupo ativista, Act Up, que está intensificando seus esforços para que a sociedade reconheça a importância da prevenção e do tratamento em relação a Aids, que mata cada vez mais há uma década. Recém-chegado ao grupo, Nathan (Arnaud Valois) logo fica impressionado com a dedicação de Sean (Nahuel Pérez Biscayart) junto ao grupo, apesar de seu estado de saúde delicado. A obra ganhou já coleciona muitos títulos como Grade Prêmio do Júri – Festival de Cannes; Queer Palm e Melhor Filme – Prêmio da Crítica FRIPESCI.

Já O Formidável é uma comédia dirigida pelo Michel Hazanavicius e tem no elenco nomes como Louis Garrel, Stacy Martin e Bérénice Bejo. O filme se passa em 1967 em Paris. Jean-Luc Godard, o mais influente cineasta de sua geração, está filmando ‘La Chinoise’ com a mulher que ama, Anne Wiazemsky, 20 anos mais jovem. Eles são felizes, atraentes, apaixonados e se casam. Mas a recepção do filme desencadeia uma profunda reflexão em Gordard. Os eventos de maio de 68 vão amplificar esse processo, e a crise que abala o cineasta irá transformá-lo profundamente, de um cineasta superstar à um artista Maoísta inteiramente fora do sistema e incompreendido. Ganhou cinco Oscar, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Ator.

O maior festival de cinema do Brasil acontece de 5 a 15 de outubro e os passaportes já estão à venda pela internet. Como de praxe, a venda na bilheteria acontece somente no dia da exibição. A programação completa e diária estará disponível no site do Reserva. O evento é uma realização do Festival do Rio em parceria com o Reserva Cultural e apoio da FAN e Secretaria de Cultura de Niterói. O Reserva Cultural fica na Av. Visconde do Rio Branco, 880 em São Domingos e abre os portões a partir das 11h30min.