Notícias

Doutores da Alegria é uma das 100 instituições Brasileiras contempladas pelo prêmio melhores ONGs 2017

Doutores da Alegria é uma das 100 instituições Brasileiras contempladas pelo prêmio melhores ONGs 2017

Iniciativa do Instituto Doar, em parceria com a Revista Época, avaliou criteriosamente mais de 1,5 mil organizações da sociedade civil

Reconhecimento às boas práticas de gestão e transparência no Terceiro Setor brasileiro e incentivo à cultura de doação no Brasil, o Prêmio Melhores ONGs contemplou Doutores da Alegria como uma das 100 instituições melhores avaliadas para o recebimento de doações.

 Atualmente a organização possui unidades em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, além de fomentar em âmbito nacional uma rede de cooperação entre grupos que atuam como palhaços em hospitais.

Mais de 1.560 instituições se inscreveram para participar do processo, parceria do Instituto Doar e da Revista Época. Dessas, 527 tiveram suas inscrições validadas e 150 foram pré-selecionadas por um comitê executivo, com base no desempenho apresentado.

Entre os critérios de avaliação constaram causa e estratégia, representação e responsabilidade, gestão e planejamento, estratégia de financiamento e comunicação e prestação de contas.

“Nos últimos três anos, Doutores da Alegria definiu coletivamente uma nova tarefa institucional que demandou uma mudança de processos e de governança. Para nós, uma revisão na maneira de gerir a organização inclui não somente uma forma democrática e participativa de compor os cargos diretivos, como também aperfeiçoar os processos pautados na transparência e participação; aprimorar os processos de planejamento e avaliação de impacto social e uma comunicação estratégica mobilizadora, que gere mais engajamento da sociedade na causa da arte nos hospitais e da cultura como direito fundamental de todos” comenta Luis Vieira da Rocha, diretor presidente do Doutores da Alegria.

Ele acrescenta que, na visão da instituição, organizações da sociedade civil devem passar periodicamente por processos de revisão de seus objetivos, tendo em vista os resultados já alcançados e a análise dos desafios futuros, reorganizando e ampliando suas ações de impacto social.

DOUTORES DA ALEGRIA

Doutores da Alegria introduziu a arte do palhaço no universo da saúde, intervindo há 25 anos junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos.

A partir das intervenções em São Paulo e Recife, a associação compartilha o conhecimento produzido através de formação, pesquisa, publicações e manifestações artísticas. Entre seus projetos destacam-se a Escola dos Doutores da Alegria, um programa de formação de cunho social, o desenvolvimento de uma programação permanente em hospitais públicos e a articulação de uma rede de iniciativas semelhantes. E o conteúdo artístico produzido é apresentado em teatros e em empresas.

Em 2016, Doutores da Alegria se reposiciona a partir de uma nova governança e uma nova tarefa institucional, propondo a arte como uma das necessidades básicas para o desenvolvimento digno do ser humano.

O trabalho é gratuito para os hospitais e mantido por doações de pessoas e empresas. Saiba mais em doutoresdaalegria.org.br e em facebook.com/doutores.