Agenda

Oficina Social de Teatro leva obra de Shakespeare para o palco do Teatro Popular

Muito Barulho por Quase Nada é uma adaptação da clássica comédia do dramaturgo inglês “Much Ado About Nothing” (Muito Barulho por Nada /1598)

Na cidade italiana de Messina, em meio a um cenário de consecutivas guerras, um casal de jovens abastados, Cláudio e Hero, ganham o consentimento de suas nobres famílias para se casarem. O melhor amigo de Cláudio, Benedito, está apaixonado por Beatriz, irmã de Hero, uma jovem que rejeita suas cortesias e nega o desejo de enamorar-se dele. Em verdade ela acaba negando a união com qualquer homem que não corresponda às suas prerrogativas, assumindo um papel incomum para uma mulher de sua época e de sua classe. Cada encontro entre Benedito e Beatriz é marcado por insultos mútuos e agressões, que acabam por afirmar o que os outros personagens suspeitavam: ambos estão apaixonados. Toda uma trama é armada por familiares e amigos, para que o casal assuma essa paixão e eles acabam juntos. A raiva mostra sua outra face: o amor.

 

Essa é a trama do espetáculo Muito Barulho por Quase Nada, que evidencia as contradições e os condicionamentos presentes nas relações amorosas, bem como a condição da mulher imersa na tradição de uma nobreza que se encontra decadente, obrigada a cumprir um papel de noiva e futura esposa.  A peça, que fará temporada no Teatro Popular de Niterói nos fins de semana entre 12 de agosto e 2 de setembro, usa o riso e recursos da comédia física para levantar questões de fundo filosófico que tocam o público em geral e, mais diretamente, ao público jovem/adolescente para o qual se dirige, possuindo uma cena dinâmica e viva, que interage com o espectador, saindo do palco e tomando o espaço inteiro do teatro.

Aqui o espectador se vê como cúmplice da trama amorosa, numa história que transcende as barreiras do tempo e nos desafia: como amar em tempos de cólera?

O espetáculo será levado ao palco pela Oficina Social de Teatro (OST), escola de arte dramática que atua há 16 anos em Niterói, e tem direção de Erika Ferreira e Jose Geraldo Demezio. A OST funciona na Escola Fábrica, um edifício de três andares que fica no centro da cidade. Nesse ambiente está um núcleo de trabalho que atua nos 12 meses do ano e que já foi responsável pela formação de mais de 5 mil alunos, que se tornaram atores profissionais ou que buscaram o teatro para desinibir e se comunicar melhor.

_DSC0154

 


FICHA TÉCNICA:

Texto: William Shakespeare
Adaptação de Dramaturgia: Erika Ferreira
Direção Geral: Erika Ferreira e José Geraldo Demezio
Direção de Movimento: Reinaldo Dutra
Elenco: Bernardo Marques, Bianca Pontes, Cris Mathias, Filipi Oliveira, Ian Oliveiras, Karla Abreu, Octávio Vargas, Rafael Lima, Sylvio Moura, Tom Marinho, Victor Braga e Wesley Marinho.
Figurino: Mayra Barroso
Cenografia: Erika Ferreira e Tom Marinho

Iluminação: Thiago Carvalho
Fotografia e Vídeo: Tom Marinho
Identidade Visual: Gabriel Duarte
Assessoria de Imprensa: Márcia Demezio
Social Media: Danuza Formentini
Produção Executiva: Thaynná Curcino
Direção de Produção: André Roman
Realização: Oficina Social de Teatro

SERVIÇO:
MUITO BARULHO POR QUASE NADA
Temporada: 12/08 a 2/09, sábados e domingos
Horário: sempre às 11h
Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer (Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n – Centro, Niterói – RJ)
INGRESSOS: Ingresso na bilheteria do teatro: R$20 inteira | R$10 meia | *Com 1kg de alimento não perecível paga meia*
Classificação etária: LIVRE

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top