Negócios

Café Empresarial da CDL fala sobre adaptação das empresas às novas tecnologias

Café Empresarial da CDL fala sobre adaptação das empresas às novas tecnologias

Com o tema “Marketing Digital: atraindo e retendo clientes para seu e-commerce”, com palestra ministrada pelo especialista no assunto Elias Júnior, a edição de agosto do Café Empresarial da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Niterói, realizada na sede da entidade, nesta terça-feira, 8, buscou mostrar aos empresários presentes a importância de evoluir e acompanhar as novas tecnologias e as mudanças do mercado.

“A CDL entende a necessidade das empresas se adaptarem a esse mercado on-line, por isso que o E-commerce foi estabelecido como nosso mantra em 2017. O que vemos são informações de que estamos na quarta revolução industrial, a revolução 4.0, que diz respeito à evolução da inteligência artificial. Os algoritmos é que vão gerir essa nova geração e nossos negócios devem estar preparados para essas mudanças”, destacou Fabiano Gonçalves, presidente da entidade, durante a apresentação do palestrante.

Café Empresarial CDL - Divulgação (1)

Do mobile marketing até as mídias sociais, o consultor, formado em Informática, Administração de Empresas e com uma longa carreira em Marketing Digital e E-commerce, apresentou dados sobre a mudança no consumo, o mercado digital e o novo perfil do consumidor “hiperconectado”. Além disso, ele também mostrou algumas ferramentas de gerenciamento para o comércio on-line e avaliou a importância das empresas conhecerem seu público-alvo para melhor se posicionarem no meio digital.

“Sempre me perguntam a fórmula rápida para se ganhar muito dinheiro com marketing digital, mas posso dizer que essa fórmula não existe, é preciso trabalhar muito. Essa vertente do marketing tem alguns pontos importantes, é como um grande guarda-chuva, que agrega diversos segmentos como mobile marketing, mídias sociais, remarketing, entre outros. Se eu desenvolvo uma campanha focada no mobile marketing,significa que eu quero atingir pessoas que tenham acesso a conteúdos através de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, então esse é o meu segmento, meu público”, começou Elias Júnior.

Segundo o palestrante, dados extraídos do E-bit mostram que, até o final de 2017, o mobile será responsável por 75% do tráfego de internet no Brasil, fazendo com que os smartphones superem consideravelmente o uso dos computadores e até TV. Mas, de acordo com Elias Júnior, para alcançar esse público crescente, é preciso estar adaptado, é fundamental produzir conteúdo adequado para plataformas móveis, e não adianta simplesmente criar um site e esperar que os clientes se identifiquem com o formato que até então foi pensado apenas para o desktop.

“Com o crescimento da oferta de dispositivos, a melhora da tecnologia e da internet, juntamente com as experiências de compra positivas, a previsão é de que as transações por telefone tenham um aumento de 30% esse ano, em comparação com 2016. O público digital está crescendo e a maioria das pequenas e médias empresas (PMEs) ainda estão usando ferramentas ultrapassadas. Já tivemos essa experiência com o novo algoritmo do Google, que comprometeu o ranking das PMEs, porque as empresas que não possuíam sites adaptados ao sistema mobile acabaram tendo seus resultados suprimidos nas buscas, o que resultou numa grande queda nas vendas”, exemplificou.

“Por que minha empresa tem que estar nas mídias sociais? Para fortalecer a sua marca, alcançar pessoas interessantes, além de se aproximar e interagir com potencias clientes. Nas mídias tudo anda muito mais rápido. Foco no digital, sempre! Agora, em quais redes minha empresa tem que estar? Para isso, você precisa ter bem definido seu público-alvo e onde ele está”, afirmou o consultor.