Cidades

Semana da Juventude é aberta no MAC com lançamento do projeto Identidade Jovem

Semana da Juventude é aberta no MAC com lançamento do projeto Identidade Jovem

A Coordenadoria de Políticas Públicas de Juventude da Prefeitura de Niterói lançou, neste domingo (6/8), na cidade, o programa Identidade Jovem, do Governo Federal, na abertura da Semana da Juventude, no Museu de Arte Contemporânea (MAC), na Boa Viagem. O programa é destinado aos jovens de família com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal.

A ID Jovem pode ser gerada pelo aplicativo para celulares, pelo site do programa ou através da Coordenadoria, que também vai disponibilizar o serviço de emissão do documento e tirar todas as dúvidas da população. O beneficiário precisa apresentar essa documentação para receber o desconto. É preciso ter os dados atualizados no Cadastro Único há pelo menos 24 meses. Para incluir ou atualizar os dados, o beneficiário deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais perto de sua residência.

IMG_7536

O coordenador de Políticas Públicas de Juventude da Prefeitura de Niterói, Robson Guimarães, o Binho, declarou aberta a Semana da Juventude na cidade, neste domingo, lembrando que várias atividades serão realizadas até o próximo sábado. Binho ressaltou que, pela primeira vez, Niterói conta com um Planejamento Participativo da Juventude, no qual os jovens com idades entre 15 e 29 anos podem se manifestar sobre os projetos da Prefeitura em cada uma das áreas.

“A pesquisa aborda assuntos como mobilidade, geração de emprego, cultura, esporte e terá um espaço livre para exposição de opiniões. Queremos estimular a participação do jovem na democracia”, explicou Binho, lembrando que será elaborado um calendário de entregas baseado nas solicitações dos jovens.

A superintendente da Secretaria da Juventude do Rio de Janeiro, Jessica Ohana, que participou do evento no MAC, enfatizou que a ID Jovem traz benefícios muito importantes para uma parcela da população que precisa de apoio. “Hoje é um dia muito importante e histórico para Niterói. Após a criação do Estatuto de Juventude, no qual muitos jovens ajudaram a construir, estamos aqui lançando este programa e o poder público tem o papel de garantir esses direitos”, disse.

A abertura de Semana da Juventude contou com batalha de rimas, mostra de slackline, entre outras atividades. Nesta segunda-feira, às 15 horas, terá um café da tarde com jovens servidores do Município e estagiários, no auditório da Prefeitura. Na terça-feira será a vez de uma sessão de cinema e debate sobre a violência contra a juventude negra no Solar do Jambeiro, das 18h às 21horas. Na quarta-feira haverá um encontro inter-religioso no Memorial Roberto Silveira, às 15h. Na sexta-feira, será realizado um evento de arte na rua na Rua Dr. Leandro Mota, no Jardim Icaraí, às 19h. A programação termina no sábado, Dia Nacional da Juventude, com um campeonato de futebol de areia, às 9h, na Praia de Itaipu e uma feira de atividade e shows no Horto do Fonseca, a partir das 13h.