Notícias

ALERJ terá CPI para acompanhar situação de ex-funcionários da VARIG

ALERJ terá CPI para acompanhar situação de ex-funcionários da VARIG

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) que vai investigar os desdobramentos da recuperação judicial e da falência da Varig, será instalada nesta terça-feira (01/08), às 11h, na sala 311 do Palácio Tiradentes. A comissão será presidida pelo deputado Paulo Ramos (Psol). Durante a reunião serão eleitos o vice-presidente e o relator da comissão.

Neste primeiro encontro também serão ouvidos o ex-comandante da Varig Élnio Borges e a ex-comissária Ângela Arend, que farão um relato sobre a atual situação dos trabalhadores da empresa e do Fundo de Pensão Aerus.

Paulo Ramos acredita que com a instalação dessa CPI será possível esclarecer por que os trabalhadores não receberam seus direitos até hoje. “É revoltante o que aconteceu. Além do dinheiro que deve ser recuperado, há outros direitos que eles reivindicam e devem ser reconhecidos. Crimes foram cometidos. Temos que encontrar os responsáveis pelo sofrimento dessas pessoas”.

O caso Varig

Fundada em 1927, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a Varig foi a primeira companhia aérea brasileira. Após viver seu apogeu até a década de 1970, sangrou com a má gestão e o congelamento de tarifas nas décadas de 1980 e 1990. Enterrada em dívidas de R$ 7 bilhões, a Varig mergulhou em profunda crise a partir de 2005, quando passou por processo de recuperação judicial, que se arrastou até 2009.

A falência foi finalmente decretada em 2010. As demissões começaram em 2006. Além dos funcionários demitidos, muitos aposentados ficaram sem receber seus benefícios, que eram pagos pelo fundo de pensão Aerus. Até hoje, ex-funcionários brigam para receber um total estimado em R$ 1,2 bilhão.

Fonte: ALERJ