Cidades

Obras de infraestrutura, drenagem e pavimentação avançam nas comunidades da Zona Norte em Niterói

Obras de infraestrutura, drenagem e pavimentação avançam nas comunidades da Zona Norte em Niterói

CIDADE – Nos próximos três meses, a Zona Norte de Niterói ganhará importantes obras de infraestrutura, drenagem e pavimentação. Na Rua Bombeiro Américo, no Caramujo, a obra de contenção de encosta entra em reta final com a conclusão da pavimentação da via principal. Já no Capim Melado, em Ititioca, o centro comunitário está quase concluído e ficará pronto em agosto. No Morro do Bonfim, no Fonseca, o conjunto de obras inclui sete pontos de contenção.

Na Rua Bombeiro Américo, foram abertas duas frentes. Em um dos pontos, estão sendo implantadas duas cortinas atirantadas e guarda-corpo. No outro, a Prefeitura de Niterói está utilizando a técnica de ‘solo grampeado’ numa extensão de 60 metros.

No Morro do Bonfim, os operários trabalham na colocação da geo manta com tela de proteção, plantio de árvores, estruturas estabilizadoras e guarda-corpo. Também está sendo feita a escada de acesso comunitário com revestimento grampeado, além de uma cortina atirantada com cerca de 90 metros de extensão. O investimento é de R$ 13,8 milhões nas obras do Bombeiro Américo e Bonfim.

Fabrício Ribeiro Fernandes, presidente da Associação de Moradores da Barrerinha e Lagoinha, ressaltou que as obras que estão sendo realizadas no Bombeiro Américo e Bonfim estavam sendo muito aguardadas pela população.

“A comunidade está muito feliz. O que está sendo feito pela Prefeitura serve para salvaguardar centenas de famílias. Graças a essas iniciativas as pessoas poderão ficar mais tranquilas, pois a contenção irá impedir que outras mazelas aconteçam. Isso sem contar com a urbanização, que faz com que a comunidade possa respirar outro ar e ter mais qualidade de vida”, afirmou Fabrício.

No Capim Melado, parte da obra está concluída. O investimento em revitalização, drenagem e pavimentação ultrapassa R$ 8 milhões. O local já ganhou quadra poliesportiva e campo de futebol. Essas intervenções integram o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. Já foi concluída a revitalização, com drenagem e pavimentação, em mais de 10 vias da comunidade. Durante vistoria às obras nesta terça-feira (11-07), o secretário de Obras e Infraestrutura de Niterói, Vicente Temperini, destacou a importância das intervenções.

“Essas comunidades aguardavam muito essas obras de infraestrutura, com drenagem e pavimentação, além de construção de creche para 120 crianças. São obras para somar e dar mais qualidade de vida à população”, ressaltou.

O centro comunitário do Capim Melado tem 413,34 metros quadrados. Já foram feitas as fundações, alvenaria e laje. As tubulações da rede elétrica, água e esgoto também já foram concluídas. Restam emboço, pintura, rebaixamento do teto, telhado, cobertura, janelas e portas. No local, o espaço para a construção da UMEI (Unidade Municipal de Educação Infantil) começou a ser demarcado e a contenção da área já está sendo feita. A creche terá quatro andares.

Foto: Alexandre Vieira/ Prefeitura de Niterói