Cultura

Fernanda Eda Paz, escritora e poeta, lança livro no Rio de Janeiro

Fernanda Eda Paz, escritora e poeta, lança livro no Rio de Janeiro

CULTURA – A escritora, poeta, fotógrafa e documentarista, Fernanda Eda Paz, de 27 anos, lança seu primeiro livro de poemas, “Saudades de Estranho”, pela editora Multifoco. O lançamento acontecerá no dia 06 de julho, quinta-feira, às 18h no Bistrô da editora, na Avenida Nem de Sá, 126, Centro, Rio de Janeiro.

Fernanda escreve há muitos anos e já possui algumas publicações anteriores em blogs e magazines. Formada em Comunicação e Multimeios pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), ela atualmente é mestranda em Estudos Contemporâneos das Artes na Universidade Federal Fluminense (UFF). Nascida em São Lourenço, Minas Gerais, e filha de mãe carioca, Fernanda se considera “de lugar nenhum”, alguém, segundo suas palavras, com “ausência de pertencimento”. Depois de morar em várias cidadezinhas em Minas, em Manaus(AM), Campinas (SP) e Maringá (PR), a autora retorna à Niterói, cidade em que viveu parte de sua infância, e traz em sua escrita, que reúne 52 poemas de diversas fases de sua vida, uma atmosfera constante de partida e chegada, saudade e estranhamento.

A capa do livro é uma das obras da artista, uma fotografia com o mesmo título do livro. A foto mostra uma pichação na praia de Ipanema, que com o passar dos anos foi apagada. A pichação dizia apenas “Saudades de estranho”. Não à toa é no Rio de Janeiro que essa paisagem se materializa e depois some. Para a poeta, o Rio é um lugar carregado de lembranças e simbologias, de suas visitas de infância, de idas e vindas com sua mãe, de intimidade e estranheza. Para Fernanda, lançar seu primeiro livro no Rio é uma curiosa coincidência, que talvez não seja tão coincidência assim…

A obra já encontra-se em pré venda pelo site da Multifoco, através do link: http://editoramultifoco.com.br/loja/product/saudades-de-estranho-pre-venda/

Sinopse:
Quanto mais crescemos, mais entendemos que, boa parte das vezes, viver é muito mais sobre aprender a perder do que qualquer outra coisa. Mudar de casa, de cidade, de estado, de país, de amores, de planos, de modos de ver o mundo, são sempre ações que incutem perdas, mas também novos horizontes rasgados de um misto de esperança e medo. “Saudades de estranho” é sobre a saudade que sentimos de algo que perdemos ou de algo que ainda será pintado em uma nova paisagem. Às vezes a essência da saudade é íntima, às vezes é alheia, quase como se fosse outro aquele que sente. Outras vezes é o objeto da saudade que nos é estranho. No meio disso tudo uma qualidade se faz essencial para seguir: resiliência.

 

Serviço:

Lançamento do livro “Saudades de Estranho”, de Fernanda Eda Paz
Local: Bistrô Multifoco: Av. Mem de Sá, 126, Centro, Rio de Janeiro
Data: 06/07 (quinta-feira)
Horário: das 18h às 22h
Confirme presença no evento: https://www.facebook.com/events/212382365945657/?ref=br_rs
* O livro custa R$45,00.