Negócios

NEGÓCIOS: Marketing pessoal é tema do Café Empresarial de junho

NEGÓCIOS: Marketing pessoal é tema do Café Empresarial de junho

Evento contou com participação especial do coordenador da Defesa Civil de Niterói

NEGÓCIOS – A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Niterói promoveu nesta terça-feira, 13, o tradicional Café Empresarial. Nesta edição o tema escolhido foi “Marketing pessoal e profissional”, com palestra ministrada pelo consultor de marketing e publicidade Marcelo Moreyra, e ainda teve a participação do coordenador da Defesa Civil do município, major Wallace de Medeiros, falando sobre prevenção de incêndios em estabelecimentos comerciais.

Com uma apresentação sobre os trabalhos desenvolvidos pela Defesa Civil, o major relatou que as principais causas de incêndio nos comércios são curtos-circuitos, vazamentos de gás e a má utilização ou falta de manutenção dos equipamentos de combate ao fogo. Como forma de prevenção, o coordenador convidou os empresários presentes e os demais interessados para organizarem uma equipe de colaboradores para participar de uma palestra sobre cuidados necessários para evitar incêndios nas lojas, com orientação ainda sobre manuseio correto dos equipamentos de combate.

Café Empresarial CDL Niterói (1) (1)

“Estamos com foco nos desastres tecnológicos, que é como chamamos os acidentes causados pelo homem, e queremos oferecer um trabalho de prevenção aos incêndios urbanos. Vamos organizar turmas com os colaboradores das empresas e fazer um trabalho de treinamento e orientação. Posso citar, por exemplo, que 90% dos incêndios em estabelecimentos comerciais têm como início um curto-circuito, então tendo esse conhecimento é possível organizar uma avaliação periódica da rede elétrica e evitar acidentes”, conta Wallace.

Após o convite do major, foi a vez do consultor de marketing e publicidade Marcelo Moreyra apresentar o conteúdo escolhido como tema do evento. Para descontrair o ambiente, ele iniciou a palestra falando sobre a crise, com um vídeo motivacional sobre oportunidades. Nas palavras de Marcelo, “nos momentos difíceis é que são vistos os verdadeiros empreendedores, pois nessas situações quem é competente busca criar novas oportunidades, enxerga a palavra como crie e não crise”.

Entrando no tema marketing pessoal e profissional, o consultor detalhou a importância de uma boa apresentação e do quanto a imagem pessoal está conectada à profissional. Segundo Marcelo, entre as ferramentas básicas de um empreendedor de sucesso estão: bom senso, estratégia, ética e responsabilidade, criatividade e inovação, solução de conflitos, conhecimento, entre outras qualidades. Mas é preciso também ter cuidado com a aparência e zelar por uma boa imagem, avaliando as ações tanto em casa quanto em público.

“Sua imagem pessoal e profissional estão conectadas, não há como fugir disso. Suas ações refletem nos seus negócios, então é preciso ter postura. Marketing pessoal é venda, é publicidade, você está se vendendo, você também é um produto. Nós compramos o que vemos, então é preciso avaliar a imagem que deseja passar para o seu cliente”, disse Marcelo.