Cidades

CIDADE: Prefeitura de Niterói divulga lista dos candidatos aprovados na primeira etapa do processo seletivo para a Seplag

CIDADE: Prefeitura de Niterói divulga lista dos candidatos aprovados na primeira etapa do processo seletivo para a Seplag

CIDADE – A lista dos 349 candidatos aprovados na primeira etapa do processo seletivo da Secretaria de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle (Seplag) de Niterói foi divulgada nesta quarta-feira (24/05) no Diário Oficial do município. A seleção oferece 10 vagas e recebeu inscrições de 7 mil pessoas de todos os estados brasileiros. Os selecionados ainda participarão de cinco etapas eliminatórias. O valor da remuneração mensal é de R$ 4 mil e a jornada de trabalho é de 40 horas semanais, de segunda à sexta, das 9h às 18h.

Para a realização deste processo seletivo, a Prefeitura de Niterói firmou um acordo de cooperação técnica com o Vetor Brasil para elaboração, desenvolvimento e implementação de programa de seleção e treinamento dos 10 profissionais, a serem alocados em projetos na Seplag e na Secretaria Executiva (Sexec) do município em 2017. O Vetor Brasil é uma organização sem fins lucrativos que seleciona talentos para trabalharem no setor público

A contratação dos profissionais, em regime temporário, pelo período de 12 meses, será para três importantes iniciativas da administração municipal: o projeto “Niterói Mais Resiliente”, que promoverá ações de organização e controle dos gastos públicos para os próximos anos; o projeto “Região Oceânica Sustentável (Pro Sustentável)”, que consiste no investimento obtido junto à Cooperação Andina de Fomento (CAF) em infraestrutura urbana e projetos ambientais na Região Oceânica de Niterói; e ações do Núcleo de Gestão Estratégica (NGE), unidade da Prefeitura responsável por estruturar a carteira de projetos do Planejamento Estratégico “Niterói que Queremos-2033”.

O processo seletivo consta das seguintes etapas: teste objetivo, com questões para avaliar os conhecimentos dos candidatos sobre lógica, interpretação de textos em inglês e atualidades; respostas a quatro perguntas de motivação do candidato para trabalhar no setor público e envio de vídeo de apresentação pessoal; entrevista online que verificará as competências do candidato em comunicação, resiliência, estruturação de ideias e respeito à diversidade; entrevistas de caso, onde os candidatos terão que propor resoluções aplicáveis a problemas da cidade; entrevistas presenciais com um grupo de gestores da cidade, seguida de uma redação com tema a definir; e análise do currículo dos selecionados. A comissão de seleção dos candidatos será formada por funcionários da Prefeitura e técnicos do Vetor Brasil.

De acordo com a secretária de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle (Seplag) de Niterói, Giovanna Victer, o objetivo com a realização desta seleção é atrair novas ideias, permitir a troca de experiências entre funcionários novos e antigos e trazer inovação para a gestão pública.

“Esse é o primeiro processo seletivo deste tipo na Prefeitura de Niterói. Estamos procurando novos talentos em todo o Brasil para atuarem em áreas estratégicas no município. A seleção quer encontrar jovens talentos que atuarão no município e aprenderão na prática os desafios do setor, formando profissionais capacitados e melhorando a qualidade do serviço público”, explica Giovanna.

O Vetor Brasil é o responsável por operacionalizar a seleção de candidatos para as posições na Seplag e na Sexec e não repassará os custos para o município. Para isso, a organização utilizará a metodologia e a expertise adquiridas ao longo dos últimos dois anos, período em que conduziu diversos processos seletivos em 29 governos de 24 estados, alocando mais de 100 jovens para trabalhar na administração pública.

“Nosso objetivo é contribuir para a profissionalização dos processos de seleção dos órgãos públicos, visando à melhoria da qualidade dos serviços oferecidos à população”, afirma Joice Toyota, diretora executiva do Vetor Brasil. “Usamos uma metodologia inovadora, que avalia cada candidato de forma ampla e aprofundada. Nosso processo é conduzido de forma transparente e blindada para evitar indicações e avaliações de caráter político e partidário. Utilizamos critérios técnicos, funcionais e comportamentais para selecionar os melhores talentos para cada posição”, afirma Joice. A diretora do Vetor Brasil considera a iniciativa da prefeitura de Niterói um exemplo a ser seguido por outros governos.

Os candidatos aprovados também deverão participar de treinamento presencial na cidade de São Paulo, no período de 23 a 29 de julho. O processo seletivo tem validade de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período.