Política

POLÍTICA: Bancada do PSDB na Alerj apoia projeto de lei para redução da tarifa do catamarã de Charitas

POLÍTICA: Bancada do PSDB na Alerj apoia projeto de lei para redução da tarifa do catamarã de Charitas

POLÍTICA – O deputado estadual Osório declarou nesta quinta-feira (11.05), para o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves,  o apoio da bancada do PSDB na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) para a aprovação do projeto de lei que determina a redução da tarifa dos catamarãs de Charitas. O projeto tem como objetivo  tornar as embarcações mais acessíveis aos moradores da cidade e integradas ao sistema de transporte público municipal da TransOceânica e do túnel Charitas-Cafubá.

Rodrigo Neves recebeu Osório em seu gabinete. Durante o encontro, eles conversaram sobre as novas obras que a prefeitura tem realizado, com o objetivo de melhorar a mobilidade e o transporte público municipal.

“Essa é uma área de atuação que o deputado Osório prioriza no seu mandato. Falamos sobre a a obra do mergulhão da Renascença e da inauguração da maior obra das cidade, que tem um impacto na dinâmica de Niterói, e é o túnel Charitas-Cafubá. Nesse  aspecto, o deputado veio trazer o seu compromisso e o apoio da bancada do PSDB na Alerj ao projeto de lei de autoria dos deputados Comte Bittencourt e Waldeck Carneiro para a redução da tarifa da estação de catamarãs de Charitas”, disse Neves.

Reuni_o-com-deputado---Alex

O prefeito destacou que a redução da tarifa trará muitos benefícios.

 “No nosso ponto de vista é inexorável essa redução. O usuário ganhará, porque a proposta da prefeitura é a redução de R$ 16,50 para R$ 10,50 para quem usar o transporte público municipal; ganha a cidade, porque nós vamos ter menos carros nas ruas e uma nova opção de deslocamento para o centro do Rio mais acessível, e ganha também a própria concessionária, porque nós vamos ter mais usuários. Hoje, a estação registra 9 mil usuários por dia. Sem necessidade  de fazer nenhuma obra adicional, ela tem capacidade para comportar de 25 mil a 30 mil usuários. A gente pode triplicar o número de passageiros sem fazer obra. O mais difícil, que parecia impossível de fazer, a gente fez, que é o túnel, uma solução estrutural. Essas outras medidas de ajustes adicionais precisam ser implementadas para termos cada vez mais uma melhor mobilidade em Niterói”, afirmou  Neves, acrescentando que a reunião com Osório foi muito produtiva e positiva para a cidade.

Ao declarar o apoio da bancada, o deputado Osório destacou que o projeto de lei em tramitação irá reestruturar o transporte aquaviário, abrindo mais capacidade de transporte e equalizando a tarifa da ligação Charitas-Praça 15.

“Niterói fez um grande investimento no túnel, talvez seja, do ponto de vista do estado, a entrega mais significativa deste ano em termos de infraestrutura, um fato histórico para Niterói. Isso propicia uma reorganização da cidade , mas para que ela alcance pleno potencial, é necessária a aprovação desse projeto. Eu vim aqui me comprometer com o prefeito Rodrigo Neves e empenhar nosso apoio, o nosso voto na aprovação desse projeto. A bancada do PSDB está ao lado do pleito de Niterói. É isso o que viemos acertar aqui para que a gente possa, no âmbito do Legislativo, essa articulação política para aprovarmos isso o mais rápido possível.O Estado está estudando uma nova licitação de barcas e nós não podemos permitir que seja feita sem esse pleito estar solucionado”, ressaltou o deputado Osório.

Crise do Estado do Rio também foi tema do encontro

O prefeito e o deputado também conversaram sobre a situação política, econômica e fiscal do estado.

“Compartilhamos preocupações com relação a gravíssima situação do Rio de Janeiro, que afeta a vida das cidades, sobretudo na área da segurança pública e também dos cidadãos por conta da falência de serviços públicos na área da saúde, da educação e infraestrutura do estado. É necessário, evidentemente, que as pessoas que têm espírito público conversem com o objetivo apresentar, com o diálogo, soluções e alternativas. Ontem mesmo (10) eu tive numa reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Rodrigo Maia, onde eu mencionei a necessidade do governo federal apoiar o estado e, assim, diretamente as cidades, de maneira efetiva. Essa é uma questão que o deputado Osório compartilha comigo, de ter um plano específico por parte do governo federal de apoio ao Rio de Janeiro, sem prejuízo das medidas de ajuste estrutural que o próprio estado deve adotar para reorganizar as contas públicas e a administração”, disse Neves.

Osório disse que reconhece que Niterói se destaca hoje no Estado do Rio.

“Esse reconhecimento é  por conta da crise do poder público estadual e da grande maioria dos municípios do estado, inclusive a capital, que se encontram num momento de crise e de muita dificuldade. É natural que os olhos da sociedade fluminense e carioca se voltem para o que está acontecendo em Niterói. A conversa está acontecendo aqui pela liderança que o prefeito hoje tem no estado e pelo bom exemplo e pela confiança que a população tem na construção der tudo o que foi feito aqui pelo prefeito”, afirmou o deputado.

Fotos Alexandre Vieira