Notícias

GERAL: Café Empresarial da CDL faz homenagem ao Dia das Mães

GERAL: Café Empresarial da CDL faz homenagem ao Dia das Mães

GERAL – O Café Empresarial da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Niterói, realizado nesta terça-feira, 9, homenageou as mães empreendedoras. Pelo Dia das Mães, comemorado no próximo domingo, 14, a entidade trouxe o tema “Forças e virtudes das mães que trabalham”, com palestra ministrada pela coaching, desenvolvedora de pessoas e psicóloga Giovanna Andrade, que além do conteúdo programado ainda trouxe um pouco da sua experiência de vida, como mãe do Téo, de três anos, para falar dos desafios de conciliar trabalho e maternidade.

Segundo Giovanna, as dificuldades da maternidade começam com a volta ao trabalho, após o nascimento dos filhos, um dos momentos decisivos para a maioria das mulheres, quando muitas delas acabam desistindo de exercer a profissão para se tornarem mães em tempo integral: “Na maioria das empresas, a licença-maternidade é de quatro meses, podendo ainda contar com mais um mês referente ao período de férias, mas a orientação é de que devemos amamentar até, pelo menos, seis meses de idade e, já nesse ponto, começa o dilema de muitas mães”, expõe Giovanna.

Café-Empresarial-CDL-Niteró

Mas, de acordo com a coaching, apesar da grande mudança vivida pela maioria das mulheres, é preciso entender que ser mãe é mais um papel, dentre os outros diversos já protagonizados, como ser filha, mulher, empreendedora, e deve ser gerenciado da mesma maneira, ou seja, a mulher deve definir suas prioridades de acordo com o que é mais importante para ela, mas mantendo vivos suas expectativas profissionais e seus sonhos.

Nessa linha, Giovanna listou algumas das competências do empreendedorismo, como assumir riscos, ter capacidade de esforço, sacrifício e boa comunicação, fazer o gerenciamento de recursos, possuir organização e planejamento, entre outros e destacou: “Essa é a roda do empreendedorismo, são as funções que precisamos desenvolver para alcançar o sucesso, mas todas essas competências são a base também da maternidade. Assumimos o risco por uma nova vida, as vezes estamos cansadas, mas precisamos nos esforçar e fazer alguns sacrifícios pelos nossos filhos, gerenciamos recursos ao comprar roupas e alimentação apropriadas, ser mãe demanda esforço, organização, perseverança”.

Para a palestrante, o importante é ter essa clareza de que as competências de uma empreendedora e mãe são as mesmas, e de que não é preciso abrir mão de nada, apenas saber gerenciar e querer investir em si mesma.

“Temos as competências, mas também sabemos que no meio da nossa agenda de trabalho teremos um compromisso com os nossos filhos, como consulta com o pediatra. Eu costumo dizer que filhos costumam parir grandes empreendedoras, porque muitas mulheres possuem todas as características, mas algumas que estavam latentes afloram com a maternidade”, finalizou Giovanna.

Nesta edição ainda foram apresentadas duas capacitações que serão realizados na CDL pelo especialista em programação neurolinguística e coaching em vendas e atendimento ao cliente, Max Pires. Os cursos “Garçom Vendedor” e “Vendendo da Cabeça aos Pés” acontecem nos dias 29, 30 e 31 deste mês, com turmas de manhã e à noite. As inscrições podem ser feitas na sede da entidade, na Rua General Andrade Neves, 31, no Centro de Niterói, ou pelos telefones (21)2621.9919 – ramal 2, e (21)98382.6243, com desconto especial para os associados da instituição.