Agenda

EVENTOS: Fashion Revolution Week discute moda e consumo consciente na Universidade Anhanguera Niterói

EVENTOS: Fashion Revolution Week discute moda e consumo consciente na Universidade Anhanguera Niterói

EVENTOS – A Universidade Anhanguera em pareceria com a Fashion Revolution Week, traz palestras e debates sobre o consumo consciente, cadeia produtiva de moda, processos criativos, empreendedorismo slow fashion, oficinas e bazar de troca, abordando assuntos extremamente importantes para a sociedade. Afinal, você sabe quem fez suas roupas?

FR03

A Fashion Revolution Week é a semana mundial dos trabalhadores industriais da moda, um dos assuntos relembrados foi o desastre do Rana Plaza em Bangladesh em 2013, onde houve o desabamento de um prédio que abrigava fábricas de vestuários e um centro comercial.

Neste ano de 2017 a campanha intitulada Money Fashion Power, levanta ideias sobre quem ganha e quem perde na distribuição das riquezas geradas por esse sistema, a FR traz atividades para ligar o público carioca com os conceitos de um consumo mais responsável e aproximar quem faz de quem consome.

Com participação de voluntários, alunos, docentes, palestrantes e designers a semana foi bem recheada de conteúdo e informações sobre o mundo da moda.

Segunda 24, foi a abertura da roda de conversa sobre o atual cenário da moda e as futuras diretrizes, com participação de Evelyn Bonório (Professora de moda e consultora de estilo), Dayana Molina (Desing e Representante Fashion Revolution), Taisa Torelli (Coordenadora de Moda – Universidade Anhanguera) e Almir França (Coordenador do projeto Eco Moda, Professor). Roda de Conversa sobre consumo consciente e novas tecnologias, seguida de debate. Dando início também ao bazar de Trocas, um incentivo aos participantes para praticarem a moda circular, sem fazer aquisições a necessidade de custos e valores monetários.

FR02

Terça 25, foi o dia da Roda de Conversa: O que você consome? Com participação de Lya Alves (Ilustradora, Grafiteira), Dayana Molina (Representante Fashion Revolution) e Gabriel Bernardo (Design ANMM). Com foco no questionamento sobre o consumo e as condições de produção. Oficina de acessórios com reaproveitamento têxtil, garrafa pet e embalagens de shampoo com a designer Andreia Santana e bazar de trocas.

Quarta 26, foi a vez do Cine Fashion, exibição do documento The True Cost, seguido de debate e bazar de trocas.

Quinta 27, Roda de Conversa: Ressignificação de resíduos + Decoração com reaproveitamento, com participação de Brenda Bernardes (Design), Dayana Molina (Representante Fashion Revolution) e Vivi Martins (Design – Ecodesing). Apresentação de novos designers locais e marcas sustentáveis + desfile e o encerramento com depoimentos dos participantes.

E essa foi a semana de moda e consumo consciente na Universidade Anhanguera Niterói, recheada de conteúdo e com participações incríveis de quem realmente quer fazer a diferença no mundo.

Por: Aline Gonçalves e participação de Felipe Rodrigues